(UFU - 2020 - 1ª FASE) Em A rosa do povo, Carlos Drummond buscou obter um ponto de equilíbrio entre a função social e a função estética do texto poético. Uma de suas estratégias para tal baseava-se na exploração da palavra pelo poeta em sua potencialidade máxima, como se revela no poema “Procura da poesia” (“Chega mais perto e contempla as palavras./ Cada uma/ tem mil faces secretas sob a face neutra”).
Sob essa perspectiva, leia o poema “Áporo” e depois a definição da palavra “áporo” do dicionário.
“Áporo, s. m. (Didát.) Problema difícil ou impossível de resolver // (Bot.) Gênero de plantas da família das orquidáceas, composto de várias espécies, todas herbáceas, de flores quase solitárias, ordinariamente esverdinhadas. // (Zool.) Gênero de insetos himenópteros, da família dos cavadores, cujo tipo é o áporo-bicolor. // F. gr. Aporos (difícil, sem saída).”
Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete. Apud. PIGNATARI, Décio. “Áporo”. In: Contracomunição. 3. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004, p. 138.
Com base nas informações dadas e no poema “Áporo”, assinale a alternativa correta.
É um poema metalinguístico, em que o áporo é metáfora do poeta (o inseto cavador) e da poesia (a orquídea), mas indica também a dificuldade de elaborar uma poesia de resistência sócio-política.
Os versos “enlace de noite / raiz e minério” introduzem uma crítica contra a mineração predatória em Itabira(MG), terra natal do poeta, onde a extração de ferro degradou boa parte da paisagem.
A forma do poema é solta e desordenada, apresentando estrofes e métrica irregulares, o que remete ao caos labiríntico de onde o inseto busca escapar ou ao desenho confuso da orquídea.
O termo “antieuclidiana” refere-se a Euclides (pai da geométrica clássica), indicando a negação do racionalismo por Drummond, o que o levou a configurar esse poema como um texto ininteligível.
Gabarito:
É um poema metalinguístico, em que o áporo é metáfora do poeta (o inseto cavador) e da poesia (a orquídea), mas indica também a dificuldade de elaborar uma poesia de resistência sócio-política.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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