Questão 73616

(UFU - 2021 - MEDICINA) A sociedade brasileira foi estruturada sob o pilar da escravização de africanos, e essa forma de organização da força de trabalho foi utilizada durante mais de três séculos de modo extremamente violento, desde a captura das pessoas no continente africano até o trabalho nas fazendas, nas minas e nas cidades no Brasil. Apesar disso, houve resistência por parte de africanos e de afrodescendentes a esse sistema perverso.

São consideradas formas de resistência das populações africanas e de afrodescendentes à escravidão durante o período do escravismo colonial, EXCETO,

A

a Guerra dos Palmares, um dos episódios de resistência escrava mais notáveis na história da escravidão do Novo Mundo. Dada a extensão territorial e a quantidade de escravos fugitivos acolhidos, Palmares tornou-se o maior quilombo na história da América portuguesa.

B

a resistência indireta do movimento que, dadas as condições particulares da atividade mineratória, permitiu que os escravos tivessem mais oportunidades para exercer sua autonomia e resistir ao controle senhorial.

C

a promoção do maior ciclo de revoltas escravas africanas da história do Brasil pelos grupos egressos da Costa da Mina (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa). A Bahia colonial viveu, por exemplo, um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês, ocorrida já no período regencial

D

a contribuição de André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Luís Gama, esse último, um exescravo que se tornou advogado de cativos.

Gabarito:

a contribuição de André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Luís Gama, esse último, um exescravo que se tornou advogado de cativos.



Resolução:

a) a Guerra dos Palmares, um dos episódios de resistência escrava mais notáveis na história da escravidão do Novo Mundo. Dada a extensão territorial e a quantidade de escravos fugitivos acolhidos, Palmares tornou-se o maior quilombo na história da América portuguesa.

Correta.

b) a resistência indireta do movimento que, dadas as condições particulares da atividade mineratória, permitiu que os escravos tivessem mais oportunidades para exercer sua autonomia e resistir ao controle senhorial.

Correta.

c) a promoção do maior ciclo de revoltas escravas africanas da história do Brasil pelos grupos egressos da Costa da Mina (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa). A Bahia colonial viveu, por exemplo, um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês, ocorrida já no período regencial

Correta.

d) a contribuição de André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Luís Gama, esse último, um exescravo que se tornou advogado de cativos.

Incorreta. André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Luís Gamapor eram líderes abolicionistas do período do Império, e não do Brasil Colônia, aspecto esse que torna a alternativa incorreta.



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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