Questão 73630

(UFU - 2021 - MEDICINA) Across the board, suicide rates among young Americans have risen; from 2007 to 2018, suicide rates for Americans ages 10 to 24 rose by 57%, and the increase was particularly significant among young girls, contributing to a narrowing of the persistent suicide gender gap. Rates plateaued from 2018 to 2019—the most recent year with available federal data—but they stood far higher than those of decades past. A multinational study published in the Lancet Psychiatry in April found that U.S. suicide rates actually decreased somewhat during the early months of the pandemic, compared to the year before it—but given spiking anxiety and depression rates during the pandemic, which studies suggest took a particularly harsh toll on young people, there’s good reason for continuing concern. Girls of color are increasingly accounting for this trend. According to one 2019 Pediatrics study, the number of white children attempting suicide in the U.S. decreased from 1991 to 2017, while the number of Black children attempting suicide went up. “Black youths are two times more likely to die by suicide compared to their white counterparts,” says Arielle Sheftall. Now, she says, “we’re trying to figure this out.” There’s rarely a single thing that drives someone to attempt suicide, and similarly there are many factors—from bullying to stigma to childhood trauma and racism—but no one cause that could help to explain the increase in suicides among Black youth.

Disponível em: <https://time.com/>. Acesso em: 23 maio 2021.

Com base no texto, afirma-se que

I. de modo geral, o suicídio entre jovens nos USA tem crescido historicamente.

II. ansiedade e depressão na pandemia impactaram o aumento de suicídios.

III. meninas negras nos USA cometem mais suicídio do que meninas brancas.

IV. o estudo aponta motivos para o suicídio e sugere como enfrentá-los. V. o suicídio entre jovens aumentou durante a pandemia de COVID-19.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

A

Apenas II e V.

B

Apenas II e IV.

C

Apenas I e III.

D

Apenas III e V.

Gabarito:

Apenas I e III.



Resolução:



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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