(UFU - 2021 - MEDICINA) During the pandemic, universities had to quickly co-ordinate with administrative staff, professors, (1) _____ and technical teams to transfer courses online to complete their academic year. This required (2) _____ and students to rapidly master the use of learning management systems (such as Moodle, Blackboard, Google Education and others) and (3) _____ learning communication software products (such as Zoom, Skype and Teams) to name a few. Students and university (4) _____ had to make significant adjustments. Beyond using what to many were unfamiliar (5) _____ media and teaching tools, they also had to adapt to new methods of (6) _____, classroom interaction, teaching practices and student-faculty communication.
Disponível em: <https://theconversation.com/>. Acesso em: 16 maio 2021.
Choose the alternative with the words which best complete the text above.
(1) teachers; (2) staff; (3) creative; (4) professors; (5) recent; (6) involvemen
(1) parents; (2) faculty; (3) online; (4) staff; (5) new; (6) active
(1) directors; (2) parents; (3) new; (4) faculty; (5) teaching; (6) learning
(1) students; (2) faculty; (3) distance; (4) staff; (5) online; (6) engagement
Gabarito:
(1) students; (2) faculty; (3) distance; (4) staff; (5) online; (6) engagement
Space (1): nessa lacuna, só é possível colocar a informação students, porque os professores já foram citados, pais e diretores não foram a peça principal na migração para o remoto, enquanto os alunos universitários tiveram protagonismo nessa mudança.
Space (2): nesse espaço é possível colocar "faculty" (corpo docente) porque foram eles, junto com os alunos, que tiveram que se adaptar com a nova realidade do ensino à distância.
Space (3): nesse espaço só podemos colocar ou "online" ou "distance", fazendo referências às plataformas que foram utilizadas para o ensino à distância. Não se pode colocar "new" nem "criative", porque nem todas essas plataformas são consideradas novas e porque "creative" abre margem para falar de vários softwares.
Space (4): nesse espaço, é possível colocar os funcionários universitários e corpo docente (faculty, staff e professors), pois junto com os alunos eles também tiveram que se adaptar à nova realidade.
Space (5): nesse espaço só é possível colocar "online", porque toda a narrativa está centrada nas novas ferramentas midiáticas empregadas para fazer o ensino à distância.
Space (6): nesse espaço é possível colocar "involvement" e "engagement", pois o que está sendo dito é sobre os novos métodos de interação e engajamento que os alunos tiveram que desenvolver junto com os professores.
Logo, a alternativa correta é a letra d.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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