Questão 73643

(UFU - 2021 - MEDICINA) Antes de começar qualquer atividade física vale contar com a orientação de um especialista. Depois dos 35, 40 anos, principalmente, é essencial avaliar o risco cardíaco. E é fácil. Um teste ergométrico, a medida da pressão e um exame de sangue – com a dosagem de hormônios, colesterol, glicose e ácido úrico – traçam o perfil de risco para os próximos dez anos.

Além disso, duas avaliações facilitam a personalização do treino e também da alimentação. Como uma roupa feita sob medida, a dupla atividade física e dieta varia muito entre um idoso, um atleta, um adolescente e uma mulher. E é aí que entra a calirometria. Nesse teste, um dispositivo mede, por meio da respiração do indivíduo, o seu consumo de oxigênio e quanto gás carbônico libera. Com isso, dá para deduzir o número de calorias que ele provavelmente consome em 24 horas. Costumo dizer que isso funciona como um detector de mentiras. Mas, brincadeiras à parte, saber esse valor faz toda a diferença. Pessoas com biotipo parecido podem queimar quantidades bem diversas de calorias. Todo mundo tem um amigo ou amiga que come muito mal e não engorda.

PEDRINOLA, Dr. Filippo. Um convite à saúde. São Paulo: Editora Abril, 2011. p. 28. (Fragmento adaptado)

No trecho, o autor, o endocrinologista Filippo Pedrinola dá orientações ao leitor a respeito do que deve fazer antes de iniciar uma atividade física. A partir da leitura do trecho e considerando-se os enunciados negritados, é correto afirmar, em relação ao registro de linguagem utilizado, que se trata de um registro

A

parcialmente adequado para textos de divulgação científica, uma vez que não se pode afirmar categoricamente que “Todo mundo tem um amigo ou amiga que come muito mal e não engorda” por ser essa uma asserção sem sustentabilidade científica.

B

adequado para textos de divulgação científica, em que se pode valer de registros mais informais de linguagem em função do público-alvo e dos objetivos do gênero do discurso.

C

inadequado para textos de divulgação científica que, por cumprirem o objetivo primordial de abordar questões de ordem mais técnica, não devem se valer de registros informais.

D

adequado para textos de divulgação científica, na medida em que o objetivo principal de tais textos é construir para o leitor a imagem de que fazer ciência é legal.

Gabarito:

adequado para textos de divulgação científica, em que se pode valer de registros mais informais de linguagem em função do público-alvo e dos objetivos do gênero do discurso.



Resolução:



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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