Questão 74216

(UFPR - 2021 - 1ªFASE)

Leia o seguinte texto:

Antes de sair da aldeia, diante da minha recusa em ser batizado, Gersila se aproximou de mim, entre ofendida e irônica, e me jogou na cara que eu era como todos os brancos, que os abandonaria, nunca mais voltaria à aldeia, nunca mais pensaria neles. Jurei que não. Estava apavorado com o que pudessem fazer comigo (nada além de me cobrir de penas e me dar um nome e uma família da qual nunca mais poderia me desvencilhar). O meu medo era visível. Fiz um papel pífio. E eles riram da minha covardia. Jurei que não me esqueceria deles. E os abandonei, como todos os brancos.

(CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 98.)

Com base no fragmento acima transcrito e na leitura integral de Nove noites, assinale a alternativa correta.

A

O fragmento transcrito é parte da narração do antropólogo Buell Quain, cujo suicídio, ocorrido em 1939, é o fato que motiva a investigação do narrador principal e que conduz toda a narrativa.

B

O fragmento destoa da visão positiva sobre os resultados dos encontros entre diferentes culturas que predomina em Nove noites, pois traz o depoimento de alguém para quem o convívio entre índios e brancos tende sempre à desarmonia.

C

O fragmento é parte de uma das cartas do engenheiro Manoel Perna e reforça suas advertências para que o narrador principal tome muito cuidado ao buscar a verdade sobre a morte de Buell Quain.

D

O fragmento exemplifica a obsessão do narrador por buscar a verdade sobre a morte de Buell Quain, característica que desloca Nove noites, que se parece com obras ficcionais, para os campos da reportagem e da não ficção.

E

O fragmento é parte da narração do jornalista e narrador principal que, adulto, volta a passar por situações de medo e terror, algo que já havia sentido quando, ainda criança, visitara o Xingu na companhia de seu pai.

Gabarito:

O fragmento é parte da narração do jornalista e narrador principal que, adulto, volta a passar por situações de medo e terror, algo que já havia sentido quando, ainda criança, visitara o Xingu na companhia de seu pai.



Resolução:

A) INCORRETA: pois não há nada nesse trecho que nos dê a plena convicção de que se trata de Bell Quain a descrição, até porque não há nenhum indicativo do suicídio, mas sim do abandono da vila.

B) INCORRETA: pois a parte principal desse trecho não é sobre a desarmonia entre os povos, mas pelo fato de que o protagonista decidiu sair da aldeia por não querer ser batizado e os preconceitos que foram evocados a partir disso.

C) INCORRETA: pois o trecho não é narrado por Manoel Perna, mas sim pelo narrador que investiga a morte de Bell Quain, além de que não se verificam as advertências do narrador.

D) INCORRETA: pois não é esse trecho que indica o fato do narrador está bem focado na busca das verdades sobre a morte de Bell Quain, mas apenas que ele quis sair da aldeia.

E) CORRETA: podemos perceber que esse trecho se encontra no exato momento em que o jornalista está saindo da aldeia depois de ter investigado o que foi preciso, mas que também representa um momento do laço do narrador com aquele local.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão