Questão 75001

(UFU - 2021)

Reutiliza y recicla

Los residuos no solo contaminan el aire, las aguas subterráneas y el suelo: también liberan a la atmósfera emisiones de CO2 y metano que contribuyen al cambio climático.

Reutilización

Reutiliza el papel. Para hacer un borrador o la lista de la compra, utiliza la otra cara de una hoja de papel ya usada en lugar de una hoja limpia.
Compra pilas recargables que puedan reutilizarse para múltiples ciclos de carga. ¡No olvides reciclar las pilas y baterías cuando hayan alcanzado el final de su vida útil!
Intercambia, vende o dona la ropa, los muebles y los artículos domésticos que ya no necesites. En vez de comprar productos nuevos, piensa en la posibilidad de pedirlos prestados, alquilarlos o adquirirlos de segunda mano.

Reciclado

El reciclado ahorra energía y reduce las emisiones. Reciclar una lata de aluminio puede ahorrar el 90% de la energía necesaria para producir una lata nueva. Al reciclar un kilo de papel en lugar de tirarlo a la basura se evita casi un kilo de emisiones de CO2, así como emisiones de metano.
Verifica qué tipos de residuos se pueden reciclar en tu zona. Acuérdate de separar el vidrio, el papel, los plásticos y los envases del resto de la basura. Ahora los centros de reciclado aceptan muchos más tipos de plásticos: infórmate.
No tires a la basura los dispositivos electrónicos. Los dispositivos electrónicos se hacen con recursos y materiales valiosos que son reciclables (como los metales, los plásticos y el vidrio) y cuya extracción y fabricación requiere energía. Llévalos a un punto limpio o a la tienda donde los compraste.
Compostaje. Es mejor utilizar los residuos orgánicos (fruta, verduras, cáscaras de huevo o café) para hacer compost en casa en vez de que acaben en un vertedero. En una pila de compostaje, expuestos al aire, los residuos se descomponen y se convierten en un abono natural. En un vertedero, sin aire, fermentan y desprenden metano, que es un importante gas de efecto invernadero. Disponível em:

https://ec.europa.eu/clima/citizens/tips/reuse_es. Acesso em: 4 jun. 2021.

A) El texto es predominantemente instructivo. Explica en qué consiste un texto así. A continuación, indica el recurso lingüístico más destacado en su producción. Ejemplifica.

B) Imagínate que eres una persona que reutiliza y recicla residuos. Escribe un comentario de tipo predominantemente narrativo contando lo que haces. Debes contemplar por lo menos tres actitudes de las que aparecen en el texto.

 

Gabarito:

Resolução:



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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