(UPE 1º Fase 1º Dia SSA 2019)
Atente para o texto a seguir sobre o Mito no Mundo Atual:
Nas histórias em quadrinhos, o maniqueísmo retoma o arquétipo da luta entre o bem e o mal, e a dupla personalidade do super-herói atinge em cheio o desejo do homem moderno de superar a própria impotência, tornando-se um ser excepcional. Ademais, os meios de comunicação (rádio, televisão, jornais etc.) retratam o significado do mito de forma diferente. São atribuídas aos "mitos‟ do mundo midiático qualidades dignas de um deus.
(ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução à Filosofia, São Paulo: Moderna, 1993, p. 59.) Adaptado.
Sobre o Mito no Mundo Atual, assinale a alternativa CORRETA.
O mito tem a significância e a coerência que se faziam sentir no homem primitivo.
O mito propõe todos os valores éticos e estéticos que levam à humanização.
O mito singulariza o desejo com o objetivo de superar as impossibilidades no âmbito da realidade.
O mito retrata a origem por meio de genealogias entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas.
O mito configura a dimensão crítica do homem para compreender e interpretar a realidade existencial.
Gabarito:
O mito singulariza o desejo com o objetivo de superar as impossibilidades no âmbito da realidade.
c) Correta. O mito singulariza o desejo com o objetivo de superar as impossibilidades no âmbito da realidade.
O mito, na sociedade contemporânea, é reassumido nas histórias de heróis, com novas finalidades: ele simboliza o desejo do indivíduo de ir além das suas próprias circustâncias, superar a si mesmo e erguer-se como protagonista de sua história.
a) Incorreta. O mito tem a significância e a coerência que se faziam sentir no homem primitivo.
O mito assume um novo valor em frente ao que havia no homem primitivo.
b) Incorreta. O mito propõe todos os valores éticos e estéticos que levam à humanização.
O mito não propõe todos s valores éticos e estéticos que levam à humanização e nem é o seu intuito tal objetivo.
d) Incorreta. O mito retrata a origem por meio de genealogias entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas.
Essa é a noção do mito no Mundo Antigo.
e) Incorreta. O mito configura a dimensão crítica do homem para compreender e interpretar a realidade existencial.
Esse é o papel da filosofia e não do mito.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Ver questão
(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
Ver questão
(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
Ver questão
(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
Ver questão