Questão 77533

(UFU - 2022) 

 

Considerando-se a realização de uma consulta sobre o perfil de consumo de seus clientes, além da existência de uma ponta de estoque envolvendo taças e copos de cristal, uma loja promoveu uma oferta. Foram oferecidos três pacotes promocionais:

 

Pacote 1: 2 taças de cristal, 2 copos médios e 4 copos grandes, no valor de R$ 82,00.

Pacote 2: 4 taças de cristal, 2 copos médios e 6 copos grandes, no valor de R$ 128,00.

Pacote 3: 4 taças de cristal, 4 copos médios e 2 copos grandes, no valor de R$ 104,00.

 

No momento da fixação dos preços nos pacotes, o funcionário trocou os valores correspondentes aos pacotes 2 e 3. Passado algum tempo, percebeu o erro e o corrigiu. Todavia, um cliente que tenha efetuado uma compra de um dos pacotes, 2 ou 3, enquanto os preços estavam alterados, pagara pela unidade de copo médio um valor superior ao valor originalmente projetado pela loja.

O valor numérico, em reais, correspondente ao acréscimo pago individualmente pelo copo médio é um número

A

quadrado perfeito.

B

primo.

C

divisível por 3.

D

múltiplo de 5.

Gabarito:

quadrado perfeito.



Resolução:

Vamos montar o sistema original:

left{egin{matrix} 2T+2M+4G=82\ 4T+2M+6G=128\ 4T+4M++2G=108 end{matrix}
ight.

Onde T são as taças, M o copo médio e G o copo grande.

Simplificando:

left{egin{matrix} T+M+2G=41(I)\ 2T+M+3G=64(II)\ 2T+2M+G=52(III) end{matrix}
ight.

Com isso vamos encontrar os valores originais:

\2cdot (I)-III e  2cdot(I)-II\ left{egin{matrix} T+M+2G=41\ M+G=18\ 3G=30 end{matrix}
ight.

Com isso temos que G=10, e então teremos que M=8.

Agora vamos analisar o sistema trocado:

left{egin{matrix} 2T+2M+4G=82\ 4T+2M+6G=108\ 4T+4M++2G=128 end{matrix}
ight.

Ao fazermos as mesmas manipulações algébricas, vamos ter que:

left{egin{matrix} T+M+2G=41\ M+G=30\ 3G=18 end{matrix}
ight.

Com isso teremos G=6 e assim M=24.

Sendo assim o acréscimo do valor do copo médio será:

24-8=16

16 reais de acréscimo, e analisando as alternativas:

a) É um número quadrado perfeito. Correto!
b) Primo. Incorreto.
c) Divisível por 3. Incorreto.
d)Múltiplo de 5. Incorreto.

Letra A



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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