(UFPR - 2022- 1ª fase)
“Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós” (Al Gore, senador e vicepresidente dos EUA, 1989). “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia” (François Mitterrand, presidente da França, 1989). “O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes” (Mikhail Gorbachev, presidente da URSS, 1992).
(Citados por BECKER, B. K. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: ALBUQUERQUE, E. S. (org.). Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 257.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia política e de meio ambiente, assinale a alternativa correta.
Foi durante a Rio-92 que os representantes dos países amazônicos assinaram os tratados que estabeleceram a gestão internacional compartilhada dos recursos florestais da região para preservar a biodiversidade.
As pressões nacionais e internacionais para preservar a Amazônia se intensificaram a partir de meados dos anos 1980 devido à divulgação das imagens de queimadas na região e do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.
A justificativa para a internacionalização da floresta amazônica é o seu papel na absorção de carbono em escala global, característica que a tornou conhecida nos meios científicos como o “pulmão do mundo”.
O enfrentamento das mudanças climáticas requer uma estratégia geopolítica para estabelecer a soberania global sobre o bioma amazônico.
O setor financeiro é resistente ao esforço internacional de preservação da Amazônia, visto que o Banco Mundial concede financiamento a projetos de infraestrutura na região considerando a lucratividade.
Gabarito:
As pressões nacionais e internacionais para preservar a Amazônia se intensificaram a partir de meados dos anos 1980 devido à divulgação das imagens de queimadas na região e do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.
(A) Incorreta. O Brasil, até hoje, é soberano na gestão da Amazônia. Mesmo recebendo financiamento de outros países para que sejam realizadas políticas públicas de preservação, o Brasil mantem o controle exclusivo dessa parte do seu território.
(B) Correta. É constante a pressão de outros países sobre a Amazônia, tendo em vista que a floresta possui riquezas muito variadas, desde plantas exóticas, até minérios e petróleo.
(C) Incorreta. O termo "pulmão do mundo", apesar de ser famoso na mídia, está cientificamente incorreto. A Amazônia é extremamente importante para a manutenção do clima global, tendo em vista que suas florestas possuem um papel importante na evapotranspiração, que envia grandes quantidades de umidade para a atmosfera. Porém, todo o oxigênio produzido pelas árvores é consumido localmente pelos outros seres vivos da região. Nesse sentido, o saldo final da produção de oxigênio é zero.
(D) Incorreta. Para que se garanta um enfrentamento adequado às mudanças climáticas não é necessário que se estabeleça uma soberania global sobre a Amazônia, tendo em vista que o Brasil é um país que possui importante lideranças nos debates sobre esse assunto.
(E) Incorreta. O Banco Mundial, de forma geral, possui interesses variados sobre a Amazônia. Porém, os principais setores privados financiam a preservação dessa e de outras florestas, incentivando o cumprimento de leis ambientais.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão