Questão 77586

(UFPR - 2022- 1ª fase)

 

Entre a Primeira República e a Era Vargas, de 1889 e 1945, quando a intolerância religiosa era institucionalizada no Brasil por um Código Penal que definia como crime a ‘prática do espiritismo, da magia e seus sortilégios’, pelo menos 519 peças de religiões de matriz africana foram apreendidas pela Polícia em terreiros de candomblé e umbanda no Rio de Janeiro. Essa era uma época em que o samba e a capoeira também davam cadeia no Brasil.

(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55018196. Acesso em: 05/11/2021.)

 

A notícia acima demonstra que nem os governantes nem a opinião pública tinham dimensão da ou interesse na pluralidade de religiões no país. Esse fato demonstra o desafio para convivência entre pessoas de diferentes crenças, cujo debate evidencia que:

A

as noções de preconceito, discriminação e segregação são inseparáveis.

B

o conhecimento religioso foi superado pelo conhecimento produzido pela ciência.

C

o Estado brasileiro mantém a laicidade como princípio legal desde a primeira Constituição.

D

a religião se resume ao sobrenatural ou ao incompreensível, e a ciência é a principal forma democrática de prática cidadã.

E

a religião não pode ser identificada apenas com o monoteísmo e que, no Brasil, há historicamente uma diversificação das práticas religiosas.

Gabarito:

a religião não pode ser identificada apenas com o monoteísmo e que, no Brasil, há historicamente uma diversificação das práticas religiosas.



Resolução:

(A) Incorreta. O texto descreve uma relação entre a religião de determinados grupos sociais e a visão do Estado sobre essas atividades. Dessa forma, está relacionada com uma ideia que vai além do preconceito, e sim à proibição total dessas atividades.

(B) Incorreta. O texto não relaciona o conhecimento religioso com o conhecimento científico em nenhum momento.

(C) Incorreta. O texto afirma o contrário: o Estado brasileiro não era laico, tendo em vista que proibia determinadas práticas religiosas e permitia outras.

(D) Incorreta. Tendo em vista que o Estado brasileiro proibia somente determinadas práticas religiosas, então essa relação entre ciência e democracia não existia. O que foi relatado no texto mostra que, na verdade, o Estado brasileiro considerava legítimas somente as religiões que não eram de matriz africana.

(E) Correta. O texto demonstra um conflito entre o entendimento de que as religiões no Brasil são plurais (ou seja, possuem diferentes origens e formas de se manifestarem) e o entedimento do Estado (da época) de que somente algumas religiões poderiam se manifestar. 



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão