(UFPR - 2022- 1ª fase)
A idade avançada e os problemas de saúde de uma empregada doméstica de 63 anos não a impediam de percorrer semanalmente 120 km de sua casa humilde em Miguel Pereira, no sul fluminense, até o apartamento onde trabalhava no Alto Leblon, bairro da zona sul do Rio que tem o metro quadrado mais valorizado do país...
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/19/primeira-vitima-do-rj-eradomestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05/11/2021.)
A notícia do site UOL retrata a primeira morte registrada na pandemia do novo coronavírus no Brasil. Uma senhora de 63 anos contraiu o vírus de sua patroa que voltava da Itália para o Rio de Janeiro. O exemplo dessa fatalidade, com uma mulher negra e empregada doméstica, revela um processo mais amplo, que vai além da pandemia e simboliza um cenário marcado por:
injustiças sociais, em que determinados grupos sofrem desproporcionalmente as crises sanitárias, ambientais e econômicas.
uma injustiça ambiental, que não pode ser associada às dimensões de injustiça econômica ou racial.
injustiças socioambientais, em que a tragédia revela que apenas a população de baixa renda foi vítima, refém de uma fragilidade do sistema de saúde.
um racismo estrutural, em que as políticas públicas conseguiram reverter os indicadores de desigualdade social.
um racismo conjuntural, em que os reflexos sociais e sanitários da pandemia podem ser identificados.
Gabarito:
injustiças sociais, em que determinados grupos sofrem desproporcionalmente as crises sanitárias, ambientais e econômicas.
(A) Correta. A situação revela uma desigualdade espacial, tendo em vista que a empregada doméstica vivia muito longe do seu emprego, e uma desigualdade de acesso à serviços de saúde, tendo em vista que a patroa contraiu o vírus inicialmente, mas quem não conseguiu se recuperar dos efeitos foi a empregada.
(B) Incorreta. As dimensões sociais e raciais no Brasil estão intimamente interligadas, tendo em vista que a escravidão teve efeitos sobre a população negra mesmo após a abolição, fazendo com que até hoje essa população seja maioria entre a parcela mais pobres do país.
(C) Incorreta. As populações mais ricas do Brasil também sofreram com a contaminação do coronavírus, porém, foi de forma desproporcional em relação à popução mais pobre, tendo em vista que possuiam maiores condições de atendimento médico.
(D) Incorreta. O termo "racismo estrutural" nesse contexto está correto, porém, como foi percebido ao longo da pandemia, as políticas de saúde pública não conseguiram reduzir as desigualdades de atendimento.
(E) Incorreta. O termo "racismo conjuntural" se refere a um fenômeno que aconteceria somente num contexto específico, ou seja, que depende de uma conjuntura de eventos para se manifestar. Porém, entende-se que o racismo no Brasil existe de forma estrutural, ou seja, ele está presente nas estruturas sociais do país, se manifestando das mais diferentes maneiras, em todas as situações da sociedade brasileira. O caso descrito no texto é apenas um exemplo entre vários.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão