Questão 77589

QUESTÃO ANULADA!! 

 

(UFPR - 2022- 1ª fase)

 

Considere o fragmento a seguir:

 

Recusar a irredutível necessidade de uma ordem política enquanto tal, negar, em especial, que as relações de poder sejam condição de funcionamento de qualquer cidade moderna, é sem dúvida a mais generosa das tentações, mas também uma das mais perigosas. Tentação compreensível, pois temos certamente todas as desculpas para assimilar poder à extorsão. Nasce daí a ideia de extirpar, de vez por todas, o poder político. Ideia radical, que foi revigorada nos dias de hoje: o espetáculo dos totalitarismos tem de tudo para fazer-nos inimigos de qualquer poder, isto é, libertários. No século XIX, esta ideia se impunha por uma razão diferente: a preponderância, evidenciada, do econômico, inclinava os espíritos a considerar a instância do poder político como arcaica e supérflua.

(LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 42.)

 

No livro “O que é poder”, Gérard Lebrun enfrenta diferentes modos de conceituação do poder na teoria política e social com o objetivo de aclarar, em suas palavras, “alguns preconceitos e abandonar algumas evidências”. Para Lebrun, é correto afirmar que:

 

a) a ideia de poder presente nos regimes totalitários e na preponderância do poder econômico é a razão pela qual devemos banir qualquer forma de poder.

b) o Estado, enquanto esfera autônoma de poder, deve ser mínimo o suficiente para garantir as liberdades civis e o funcionamento da economia.

c) há uma inseparável união entre os detentores do poder econômico e os detentores do poder político, sendo necessário substituir a classe dominante pela classe dominada.

d) a organização política moderna não funciona sem alguma forma de dominação, no entanto o problema político é encontrar a melhor maneira de adequá-la aos valores escolhidos por uma sociedade.

e) a dominação está associada à proibição, à repressão, revelando a face violenta de um poder que é externo ao indivíduo e impõe limites a sua liberdade.

 

QUESTÃO ANULADA!! 

A

MARQUE A ALTERNATIVA C. 

B

MARQUE A ALTERNATIVA C. 

C

PRÓXIMA QUESTÃO.

D

MARQUE A ALTERNATIVA C. 

E

MARQUE A ALTERNATIVA C. 

Gabarito:

PRÓXIMA QUESTÃO.



Resolução:

QUESTÃO ANULADA

(A) Incorreta. O autor entende que não é possível banir toda a forma de poder pois ele sempre estará concentrado na mão de uma elite dominante. Mesmo que essa elite seja derrubada, outras relações de poder vão tomar o seu lugar.

(B) Incorreta. As ideias expressas nessa alternativa estão relacionadas ao pensamento liberal, porém, o autor não analisa o funcionamento da sociedade sob essa perspectiva. Para Lebrun, o poder não depende somente da existência de um Estado grande ou pequeno e sim das relações de poder que cada elite dominante exerce.

(C) Incorreta. Segundo esse autor, as relações desiguais de poder continuariam existindo, mesmo que outra classe assumisse o controle da sociedade.

(D) Correta. Essa alternativa descreve corretamente as relações de poder a partir do pensamento de Lebrun, porém, a questão foi anulada pois esse conteúdo não estava previsto no edital do vestibular.

(E) Incorreta. O autor não relaciona o poder somente com a violência, mas a qualquer tipo de controle sobre as ideias e os valores de uma sociedade.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão