(UFPR - 2022- 2ª fase)
“Philonous Agora pense, examine essas ideias e me diga se há algo nelas que possa existir sem a mente ou se você pode conceber algo semelhante a elas existindo sem a mente.
Hylas Pensando bem, para mim é impossível conceber ou entender como algo que não é uma ideia pode ser semelhante a ela. E é ainda mais evidente que nenhuma ideia pode existir sem a mente.
Philonous Desse modo, você é forçado pelos seus próprios princípios a rejeitar a realidade das coisas sensíveis, tendo em vista que elas significavam uma existência absoluta exterior à mente. Em outras palavras, você é completamente cético! Assim, provei meu ponto: mostrar que seus princípios levam ao ceticismo”.
BERKELEY, George. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012. p. 85.
Considerando a passagem acima e a obra de que foi retirada, qual alternativa Philonous oferece ao ceticismo que, segundo ele, decorre da crença de que algo possa existir independentemente da mente?
Gabarito:
Resolução:
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão