(UFPR - 2022- 2ª fase)
Leia o excerto do historiador Victor-Lucien Tapié sobre o movimento artístico barroco:
“Até o fim do século XVIII, o barroco, enquanto refluía na Europa, tomava um novo impulso na América, por tão numerosas e curiosas obras, pela história da arquitetura e da arte monumental, um imenso campo de estudo apenas esboçado.”
TAPIÉ, Victor-Lucien. O barroco. São Paulo: Cultrix: Ed. da USP, 1983. p. 84.
Segundo os conhecimentos sobre História da Europa no período moderno e História da América portuguesa, responda o que se pede.
a) Relacione o surgimento das expressões culturais do barroco ao seu contexto histórico religioso europeu, destacando duas características das produções barrocas.
b) Considerando que o excerto acima refere-se ao movimento barroco na América, explique o contexto econômico de surgimento e desenvolvimento do barroco no período colonial da América portuguesa, na segunda metade do século XVIII.
Gabarito:
Resolução:
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
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(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
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(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
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