Questão 77622

(UFPR - 2022- 2ª fase)

 

Leia o excerto da entrevista do comunicólogo Eugênio Bucci sobre os 70 anos da televisão no Brasil, comemorados em 2020:

 

“É necessário lembrar [...] que o crescimento da TV foi um projeto cultural assumido e declarado da ditadura militar [...].”

BUCCI, Eugênio. Os 70 anos da TV no Brasil: política, realismo e narrativa da nação. [Entrevista cedida a] Luiz Prado. Jornal da USP, 18 set. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/os-70-anos-da-tv-no-brasil-politica-realismo-e-narrativa-da-nacao.

 

Diante do exposto, responda o que se pede.

 

a) Discorra sobre as razões do interesse do governo da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) na televisão.

b) Como o governo se envolveu com o desenvolvimento da TV?

c) Cite duas funções culturais exercidas pela televisão aberta na sociedade brasileira a partir do período da redemocratização (de 1985 em diante).

Gabarito:

Resolução:



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

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Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

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Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

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Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

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