Questão 77629

(UFPR - 2022- 2ª fase)

 

“Após a queda da União Soviética, a Rússia fez de tudo para manter seu status de superpotência – também como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Quando ficou claro que a economia do país não garantiria essa posição de destaque mundial, a saída foi reivindicar esse status em termos militares.”

SORIC, M. O superestimado poder do Exército da Rússia. DW, 29 set. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2022/09/29/o-superestimado-poder-do-exercito-da-russia.htm.

 

O texto indica que a URSS era uma superpotência militar e que, após o fim do socialismo, a Rússia tentou se destacar por meio do desenvolvimento econômico, mas sem sucesso. Com base no texto e nos conhecimentos de Geografia, apresente uma causa econômica do fracasso do socialismo soviético e relacione a estrutura produtiva herdada do período soviético com a avaliação feita pelo autor sobre o status internacional da Rússia atual.

Gabarito:

Resolução:



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão