(UFPR - 2022- 2ª fase)
“Sérgio Buarque de Holanda figura, sem dúvida, entre os maiores intérpretes do Brasil. Seu livro ‘Raízes do Brasil’ (1933) propõe um estudo sociológico da história brasileira com o objetivo de identificar nossas raízes socioculturais. O autor recua, então, até os tempos coloniais e constrói um panorama histórico de nossa estrutura política, econômica e social influenciada pelo modelo português. [...] Em ‘Raízes do Brasil’ ele desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do ‘homem cordial’. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual de nossa sociedade”.
O’DONNEL, Julia et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 353.
Conforme Sérgio Buarque de Holanda, como pode ser caracterizado o conceito de “homem cordial”?
Gabarito:
Resolução:
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão