(ENEM PPL - 2022)
Ao longo da história, os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se mediante um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional.
CASTELLS, M. Redes da indignação e esperança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013 (adaptado).
O contrapoder indicado no texto se expressa na
adoção de éticas horizontais.
rejeição de dissidências morais.
negação de estratégias coletivas.
promoção de descrenças axiológicas.
incorporação de convenções estatais.
Gabarito:
adoção de éticas horizontais.
a) Correta. adoção de éticas horizontais.
De acordo com o texto, o contrapoder exercido pelos movimentos sociais se dá através de um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional. Isso implica que esses movimentos constroem novos valores e objetivos e criam novas normas para organizar a vida social, o que sugere a adoção de éticas horizontais (ou seja, que não se baseiam em hierarquias de poder), como forma de exercer esse contrapoder.
b) Incorreta. rejeição de dissidências morais.
O texto não menciona a rejeição de dissidências morais como uma estratégia dos movimentos sociais para exercer contrapoder. Além disso, a ideia de rejeitar dissidências morais não está necessariamente relacionada à construção de novos valores e objetivos pelos movimentos sociais, que é uma das características mencionadas no texto.
c) Incorreta. negação de estratégias coletivas.
Os movimentos sociais são, por definição, coletivos e buscam promover mudanças sociais por meio de ações coletivas. O texto também não sugere que os movimentos sociais neguem a importância das estratégias coletivas para exercer contrapoder. Pelo contrário, a construção de novas normas para organizar a vida social, mencionada no texto, sugere a necessidade de ações coletivas para promover mudanças sociais.
d) Incorreta. promoção de descrenças axiológicas.
O texto não menciona a promoção de descrenças axiológicas como uma estratégia dos movimentos sociais para exercer contrapoder. Além disso, a ideia de promover descrenças axiológicas não está necessariamente relacionada à construção de novos valores e objetivos pelos movimentos sociais, que é uma das características mencionadas no texto.
e) Incorreta. incorporação de convenções estatais.
O texto destaca a importância da comunicação autônoma e livre do controle dos que detêm o poder institucional para a construção de novos valores e objetivos pelos movimentos sociais. Além disso, a incorporação de convenções estatais pode limitar a autonomia e a liberdade de ação dos movimentos sociais, o que pode dificultar a construção de novas normas para organizar a vida social.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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