(ENEM PPL - 2022)
As inovações no preparo do solo e na engenharia genética (variedades adaptadas ao clima do Cerrado) permitiram incorporar o pacote técnico herdado da Revolução Verde a um ambiente até então considerado hostil para a atividade. Dessa forma, o Cerrado apenas foi incorporado à dinâmica do agronegócio na medida em que os processos produtivos existentes não precisavam passar por modificações substanciais para serem reproduzidos nesse novo ambiente.
OLIVEIRA, V. L.; BÜHLER, È. A. Técnica e natureza no desenvolvimento do “agronegócio”. Caderno CRH, n. 77, maio-ago. 2016.
Essas inovações produtivas tiveram como consequência a:
Expansão das áreas de cultivo.
Manutenção da empregabilidade rural.
Priorização da adubação orgânica.
Preservação das nascentes de rios.
Estagnação da mecanização agrícola.
Gabarito:
Expansão das áreas de cultivo.
(A) Correta. O texto cita a possibilidade de adaptar as tecnologias desenvolvidas na Revolução Verde para um novo ambiente, o Cerrado, que passou a ser integrado no processo produtivo. Dessa forma, a partir da integração, houve a expansão das áreas cultivadas.
(B) Incorreta. O texto não cita modificações na quantidade de empregos nas áreas rurais. Porém, sabe-se que as consequências da Revolução Verde envolvem um aumento na concentração de terras, que diminuiu os empregos na áreas rurais, ficando restrito somente aos trabalhos de maior nível de escolaridade dentro da agroindústria.
(C) Incorreta. A adubação orgânica não é uma característica dos métodos desenvolvidos na Revolução Verde, que passaram a incluir uma grande quantidade de fertilizantes e agrotóxicos nas plantações a afim de priorizar a produtividade.
(D) Incorreta. Através da maior exploração de áreas cultiváveis, a demanda por água se tornou maior. Dessa forma, uma das consequências é o maior uso dos recursos hídricos.
(E) Incorreta. A mecanização agrícola é uma das principais características da Revolução Verde, que passa a utilizar grandes máquinas ao longo da plantação em larga escala. Dessa forma, o setor de maquiário se desenvolveu.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
Ver questão
(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
Ver questão