Questão 78206

(ENEM PPL - 2014)

 

 

Essa propaganda visa convencer as mães de que o canal de televisão é adequado aos seus filhos. Para tanto, o locutor dirige-se ao interlocutor por meio de estratégias argumentativas de

A

manipulação, ao detalhar os programas infantis que compõem a grade da emissora.

B

persuasão, ao evidenciar as características da programação dirigida ao público infantil.

C

intimidação, ao dirigir-se diretamente às mães para chamá-las à reflexão.

D

comoção, ao tranquilizar as mães sobre a qualidade dos programas da emissora.

E

comparação, ao elencar os serviços oferecidos por outras emissoras ao público infantil.

Gabarito:

persuasão, ao evidenciar as características da programação dirigida ao público infantil.



Resolução:

A) INCORRETA: não se observa a manipulação nesse recurso propagandístico, até porque a TV não procura manipular as famílias a fazerem algo, mas sim demonstram como que eles (a própria TV) é um recurso seguro para os filhos de quem assiste.

B) CORRETA: em todo o texto, a TV Cultura tenta persuadir (convencer) às famílias, em especial as mães, a ficarem tranquilas com o que está sendo passado nessa rede de TV, mostrando como que a TV Cultura possui uma atitude própria para a difusão de materiais para o público infantil.

C) INCORRETA: no momento que a TV se dirige diretamente às mães, não observamos uma intimidação, mas sim uma tentativa se se aproximar com um discurso mais direto ao foco de quem tem influência na educação infantil.

D) INCORRETA: o modo como a TV tranquiliza as mães de deixarem os filhos verem os programas infantis da TV Cultura não causa comoção (um sentimento forte de empatia compartilhado por muitos), mas apenas uma garantia de segurança.

E) INCORRETA: não se observa, na propaganda, que a TV Cultura elenca os programas de outras emissoras de televisão, o que não configura como uma comparação.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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