(ITA - 2014 - 1ª FASE)
Acerca do romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, assinale a opção CORRETA.
A história central, que retrata o amor entre Gabriela e Nacib, segue estritamente o modelo realista-naturalista de paixão sexual.
O final revela que a união amorosa de Gabriela e Nacib não condiz com as regras e valores sociais ligados ao matrimônio oficial.
O adultério de Gabriela com Mundinho Falcão determina o final realista do romance.
As mulheres, exceto Gabriela, têm destinos semelhantes ao de Sinhazinha, morta pelo marido ao surpreendê-la com Osmundo.
O adultério de Gabriela é secundário na obra, mais preocupada em denunciar o coronelismo no Nordeste.
Gabarito:
O final revela que a união amorosa de Gabriela e Nacib não condiz com as regras e valores sociais ligados ao matrimônio oficial.
A alternativa B é a correta porque a relação amorosa entre a protagonista e Nacib é marcada pela infelicidade diante do contexto de relacionamento matrimonial, além do não estabelecimento de regras e convenções sociais. Primeiramente, não há uma oficialização do casamento entre os dois pelas regras da igreja católica porque Nacib é mulçumano, além da separação, justificada por uma possível traição. Ao final do romance, Gabriela volta a ser cozinheira e também amante de Nacib, ou seja, acabam juntos.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão