(ITA - 2014 - 1ª FASE)
Considere o poema abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, à luz da reprodução da pintura de Edvard Munch a que ele se refere.
O texto de Drummond
I. traduz a estreita relação entre a forma e o conteúdo da pintura.
II. mostra como o desespero do homem retratado repercute no ambiente.
III. contém o mesmo exagero dramático e aterrorizante da pintura.
IV. interpreta poeticamente a pintura.
Está(ão) correta(s)
apenas I e II.
apenas I, II e IV.
apenas II, III e IV.
apenas III e IV.
todas.
Gabarito:
todas.
I. traduz a estreita relação entre a forma e o conteúdo da pintura.
Correta. Quando se afirma “dói o quadro” toma-se como referência à “estreita relação entre a forma e o conteúdo da pintura”.
II. mostra como o desespero do homem retratado repercute no ambiente.
Correta. O desespero, presente na natureza humana, impregna a natureza: “a natureza grita”.
III. contém o mesmo exagero dramático e aterrorizante da pintura.
Correta. Quando se afirma “exagero dramático e aterrorizante”, deve entender-se, no texto, a atribuição do grito e da dor à natureza e que também é presente no quadro.
IV. interpreta poeticamente a pintura.
Correta. O texto de Carlos Drummond de Andrade pode ser entendido como uma espécie de tradução poética da pintura.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
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Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
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