Questão 79613

(UNITAU SP/2020) A maioria das pessoas já ouviu falar que alguns anfíbios (sapos, rãs e pererecas) têm toxinas na pele. Um predador que, desavisadamente, tenta comer um desses anfíbios tóxicos poderá sofrer consequências graves, como mal-estar, náuseas, vômitos, distúrbios sensoriais e, em casos mais extremos, a morte. Leia as afirmações sobre a relação entre a presença de substâncias tóxicas na pele e a predação dos anfíbios.

I. Um predador, ao se alimentar de um anfíbio venenoso e sobreviver aos efeitos de suas toxinas, evitará predar outros anfíbios daquela espécie.

II. O predador, ao se alimentar de um anfíbio tóxico e sobreviver ao efeito de suas toxinas, adquire a capacidade de resistir a esse veneno e, portanto, torna-se predador efetivo desses anfíbios.

III. Para os anfíbios, ter toxinas na pele é vantajoso, pois lhes permitem escapar de inúmeros predadores.

IV. Anfíbios tóxicos que têm contato com predadores que sofreram os efeitos de suas toxinas têm vantagens seletivas a longo prazo que favorecem as populações das espécies tóxicas.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).

A

I (V); II (V); III (F); IV (F)

B

I (V); II (F); III (V); IV (V)

C

I (F); II (F); III (V); IV (V)

D

I (V); II (V); III (F); IV (V)

E

I (F); II (V); III (V); IV (F)

Gabarito:

I (V); II (F); III (V); IV (V)



Resolução:

I. (V) Um predador, ao se alimentar de um anfíbio venenoso e sobreviver aos efeitos de suas toxinas, evitará predar outros anfíbios daquela espécie.

II. (F) Ao sobreviver as toxinas de um animal predado, não necessariamente se desenvolve resistência a esse efeito.

III.(V) Para os anfíbios, ter toxinas na pele é vantajoso, pois lhes permitem escapar de inúmeros predadores.

IV. (V) Anfíbios tóxicos que têm contato com predadores que sofreram os efeitos de suas toxinas têm vantagens seletivas a longo prazo que favorecem as populações das espécies tóxicas.

 

Alternativa correta: B



Questão 2980

(Unitau 1995)  

          "A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos.  O método é essencial ao processo pedagógico.
          Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
          Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
          Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.  
          A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
          Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
          A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"

(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985). 

As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:  

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Questão 3228

(UNITAU - 1995)

Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:

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Questão 4126

(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:

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Questão 6330

(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado

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