(UCB DF/2020) Em razão das inúmeras doenças causadas por vírus, por exemplo, Aids, gripe, varíola e poliomielite, pesquisas acerca da constituição e da reprodução dos vírus são, direta ou indiretamente, de grande importância para os seres humanos. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
Os vírus são as menores entidades biológicas conhecidas, compostos por célula e parasitas obrigatórios, atacando células e diferentes seres vivos. Quando fora de células hospedeiras, os vírus não se multiplicam e nem apresentam nenhum tipo de atividade metabólica.
Os vírus são fundamentalmente constituídos por uma ou mais moléculas de DNA, envoltas por uma membrana plasmática de camada fosfolipídica simples.
Os vírus penetram nas células exclusivamente por endocitose, processo em que são englobados ativamente pela membrana celular, após esta ter sido estimulada pelos ligantes virais.
Vírus envelopados, como o do HIV, penetram na célula por meio da fusão do seu envelope membranoso com a membrana celular. Nesse caso, a membrana do vírus é incorporada à membrana plasmática da célula hospedeira, da qual passa a fazer parte, e apenas o nucleocapsídio penetra no citoplasma, onde as proteínas virais são degradadas e o ácido nucleico é liberado.
O bacteriófago T4 penetra na célula por meio da fusão de seu envelope membranoso com a membrana celular, após esta ser estimulada pelos ligantes virais. Uma vez no citoplasma, o vírus se liberta da bolsa membranosa e se desintegra no citoplasma, liberando o ácido nucleico.
Gabarito:
Vírus envelopados, como o do HIV, penetram na célula por meio da fusão do seu envelope membranoso com a membrana celular. Nesse caso, a membrana do vírus é incorporada à membrana plasmática da célula hospedeira, da qual passa a fazer parte, e apenas o nucleocapsídio penetra no citoplasma, onde as proteínas virais são degradadas e o ácido nucleico é liberado.
a) Incorreta. Os vírus são compostos por partículas virais e material genético, mas são acelulares.
b) Incorreta. Os vírus podem conter DNA ou RNA, mas não necessariamente DNA. Além disso, grande parte dos vírus não possuem membrana plasmática.
c) Incorreta. Nem todos os vírus utilizam da endocitose para parasitar a célula.
d) Correta.
e) Incorreta. Os bacteriófagos não possuem envelope membranoso.
(UCB 2016)
Há tão somente máquinas em toda parte, e qualquer metáfora: máquinas de máquinas, com seus acoplamentos, suas conexões. Uma máquina-órgão é conectada a uma máquina-fonte: esta emite um fluxo que a outra corta. É assim que somos "bricoleurs"; cada um com as suas pequenas máquinas. Uma máquina-órgão para uma máquina-energia, sempre fluxos e cortes. Esta relação distintiva homem-natureza, indústria-natureza, sociedade-natureza , condiciona a distinção de ͞produção, "distribuição", "consumo". Mas esses tipos de distinções gerais pressupõem (como Marx mostrou) não só o capital e a divisão do trabalho, mas também a falsa consciência que o ser capitalista tem necessariamente de si e dos elementos cristalizados do consumo de um processo. É que, na verdade, não há esferas nem circuitos relativamente independentes: a produção é imediatamente consumo e registro, o registro e o consumo determinam diretamente a produção, mas a determinam no seio da própria produção. De modo que tudo é produção: produção de produções, de ações e paixões; produções de registros, de distribuições e de marcações; produções de consumos, de volúpias, de angústias e de dores.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Trad. L. B. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2010, p. 11-14 (adaptado).
No texto acima, Gilles Deleuze e Félix Guattari analisam o capitalismo tomando como fio condutor a ideia de "máquinas desejantes". Na perspectiva desses autores, Escolha uma:
Ver questão
(UCB-Adaptada)
Os quadrinhos fazem uma crítica com relação ao período da Guerra Fria, quando a bipolaridade Estados Unidos X União Soviética; e capitalismo X socialismo foi predominante no cenário geopolítico internacional. Acerca desse momento histórico, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.
0. ( ) A Segunda Guerra Mundial trouxe a hegemonia do império americano no campo econômico, no militar e no político, uma vez que o dólar passou a ser a moeda universal e os Estados Unidos o grande credor do mundo ocidental.
1. ( ) Ao impedir o avanço do comunismo no mundo durante a Guerra Fria, os Estados Unidos atuaram sempre no sentido da frase expressa nos quadrinhos: “Eu serei o destemido americano defensor da liberdade e da democracia”.
2. ( ) O expansionismo dos Estados Unidos é anterior à Guerra Fria. A conquista de territórios na porção ocidental das iniciais treze colônias, após a independência da coroa britânica, é um exemplo desse fato.
3. ( ) A criação do estado de Israel amenizou os conflitos durante o período da Guerra Fria, uma vez que, finalmente, o povo judeu passou a ter o seu território, vendo o seu país constituído internacionalmente.
4. ( ) Após a queda do muro de Berlim, o mundo assiste ao final da Guerra Fria e, com ele, à paz entre os diferentes povos, o que, na atualidade, é um fato marcante.
Ver questão
(UCB DF/2019) De acordo com a origem da vida, a teoria segundo a qual os seres vivos surgem apenas pela reprodução de seres da própria espécie é a (o)
Ver questão