Questão 79826

(Famerp 2021)  O Senado Federal aprovou em 24.06.2020 o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec/ME, Diogo Mac Cord, destaca a importância da aprovação do novo marco regulatório para os brasileiros em quatro pilares: o da saúde pública, o ambiental, o econômico e o financeiro. “Estamos falando de até seis mil recém-nascidos que morrem por ano vítimas de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. São mais de cem milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso à rede de esgoto”, explica o secretário.

(www.gov.br. Adaptado.)

A falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras está relacionada à transmissão de diversas doenças, entre as quais estão 

A

a leishmaniose, a dengue e a ascaridíase. 

B

a doença de Chagas, o escorbuto e a toxoplasmose. 

C

a filariose, a meningite e a hepatite B. 

D

a febre amarela, a malária e a giardíase.

E

a amebíase, a esquistossomose e a cólera.

Gabarito:

a amebíase, a esquistossomose e a cólera.



Resolução:

a) Incorreta. Leishmaniose e dengue são doenças transmitidas por vetores (flebotomíneos e mosquitos Aedes, respectivamente) e não estão diretamente relacionadas à falta de saneamento básico.

b) Incorreta. Nenhuma das condições citadas tem relação com a falta de saneamento básico.

c) Incorreta. Nenhuma das condições citadas tem relação com a falta de saneamento básico.

d) Incorreta. Apenas a Giardíase tem relação coma falta de saneamento, por sua transmissãoo acontecer por consumo de água e alimentos contaminados.

e)  Correta.



Questão 7144

(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).

Se, em um desses estudos, tem-se M

M = egin{pmatrix}0&17&2\ 2&0&0\ 1&0&0end{pmatrix}

o valor positivo de λ é igual a:

 

Ver questão

Questão 8380

(Famerp 2017)

O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão

Questão 16982

(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.


A liberação do ADH é estimulada pelo

Ver questão

Questão 20077

(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão