(FAMERP 2020) A genealogia ilustra uma família em que as pessoas destacadas apresentam uma doença autossômica monogênica.
A análise dessa genealogia permite concluir que a probabilidade de
os indivíduos I-2, II-5 e III-1 serem heterozigotos é de 2/3.
os indivíduos I-1 e II-4 apresentarem o alelo para a doença é de 1/2.
o próximo filho do casal I-3 e I-4 ser uma criança doente é de 1/6.
o próximo filho do casal II-3 e II-4 ser uma menina doente é de 1/8.
os indivíduos II-1 e III-3 apresentarem o alelo para a doença é de 1/4.
Gabarito:
o próximo filho do casal II-3 e II-4 ser uma menina doente é de 1/8.
A doença autossômica monogênica é uma condição genética causada pela mutação de um único gene localizado em um dos cromossomos autossômicos. Considerando que a doença afeta ambos os sexos, podemos determinar que não se trata de uma doença ligada ao sexo, e sim de uma doença recessiva. Sendo assim, a probabilidade dessa doença afetar um dos sexos é de 1/2, e a probabilidade de ser afetado sendo recessivo é de 1/4, ou seja, a probabilidade de ter uma menina afetada pela doença é de 1/2 x 1/4 = 1/8.
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão