(FAMERP 2022) O esquema ilustra de forma resumida o efeito de um gene recessivo pleiotrópico, cujo efeito primário é produzir uma deficiência na enzima fenilalanina hidroxilase. Nota-se no esquema que as enzimas fenilalanina hidroxilase e tirosinase atuam em conversões de algumas substâncias.
De acordo com o esquema e conhecimentos sobre mecanismos genéticos,
uma pessoa de genótipo aa terá acúmulo de ácido fenilpirúvico no corpo.
uma pessoa de genótipo Aa terá fenilcetonúria e a sua pele será pigmentada.
as duas enzimas sofrem influência do pH do meio, mas não da temperatura.
as duas enzimas são sintetizadas no núcleo celular por um único alelo pleiotrópico.
uma pessoa com fenilcetonúria não deve ingerir proteínas ou aminoácidos.
Gabarito:
uma pessoa de genótipo aa terá acúmulo de ácido fenilpirúvico no corpo.
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão