Questão 80997

(FAMERP 2021)Na genealogia a seguir, Valmir apresenta uma doença rara determinada por um alelo cuja herança é ligada ao sexo.

As probabilidades de Cíntia, Alana e Eva serem portadoras do mesmo alelo que determina a doença de Valmir são, respectivamente,

A

25%, 0% e 50%.

B

12,5%, 25% e 50%.

C

50%, 0% e 25%.

D

50%, 50% e 25%.

E

25%, 25% e 12,5%.

Gabarito:

50%, 0% e 25%.



Resolução:

  • Neide e Sílvio são normais e têm uma filha normal Cíntia, que pode ser  ou – 50% de chance de cada um dos genótipos, já que sabemos que ela é mulher. Caso seja , herdou o alelo  de Valmir. 

 

  • Cíntia e Cristiano, ambos normais, possuem a Eva de filha, também normal, que também pode ser  ou , isso caso a mãe seja . Se Cíntia for heterozigota, Eva tem 25% ou ¼ de chance de ser , também herdando o alelo  de Valmir.

 

  • Tony e Mirian são normais e possuem a filha Alana que não tem chance alguma de herdar o alelode Valmir, já que Valmir contribuiu com o alelo Y para o genótipo de Tony. 

Alternativa correta: C



Questão 7144

(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).

Se, em um desses estudos, tem-se M

M = egin{pmatrix}0&17&2\ 2&0&0\ 1&0&0end{pmatrix}

o valor positivo de λ é igual a:

 

Ver questão

Questão 8380

(Famerp 2017)

O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão

Questão 16982

(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.


A liberação do ADH é estimulada pelo

Ver questão

Questão 20077

(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão