(Unichristus - Medicina 2022) Em um experimento controlado, um pesquisador analisou a variação da massa de folhas retiradas de três espécies de plantas, 1, 2 e 3, cada uma delas típica de um bioma brasileiro – Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia, não necessariamente nessa ordem. As folhas foram pesadas em balança de precisão ao longo de todo o experimento. O gráfico a seguir ilustra a variação da massa das folhas de cada espécie.
Disponível em: www.profes.com.br. Acesso em: 14 jul. 2021 (adaptado).
A partir da correta análise do gráfico, pode-se inferir que a espécie que corresponde às plantas da Caatinga é a
2, pois manteve os estômatos abertos por mais tempo.
3, pois manteve os estômatos fechados por mais tempo.
1, pois apresentou menor variação da massa.
2, pois manteve os estômatos fechados por mais tempo.
3, pois manteve os estômatos abertos por mais tempo.
Gabarito:
2, pois manteve os estômatos fechados por mais tempo.
Esse cartaz informa sobre uma parasitose cujo agente causador é denominado, cientificamente, de
Ver questão
Uma vacina oral, barata, confere uma proteção "significativa" contra a cólera grave, segundo um teste realizado nas condições de vida comum em Bangladesh, onde a doença mata milhares de pessoas anualmente. Segundo a OMS, a cada ano, são registrados entre 3 e 5 milhões de casos de cólera, matando cerca de 120 mil pessoas em todo o mundo. A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae.
Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/v acina-oral-contra-colera-se-mostra-eficaz-diz-estu do.html..
Além da vacina, uma das principais medidas profiláticas que deve ser utilizada no combate a essa doença é
Ver questão
(UNICHRISTUS 2015) Na ilustração a seguir, as letras A, B, C, D e E indicam a representação de estágios de sucessão ecológica.
Com relação à ilustração, é correto afirmar que
Ver questão
(UNICHRISTUS 2020) Envolvidas na regulação da divisão celular, as proteínas VRK1 e VRK2 são consideradas potenciais alvos para o tratamento de alguns tipos de câncer, entre eles próstata, ovário e intestino.
No momento em que uma sonda química com as características desejadas for obtida, os pesquisadores poderão usar essa ferramenta para inibir a ação da VRK em modelos de câncer. “Desse modo, poderemos confirmar se a inibição destas proteínas irá afetar as células tumorais e, assim, validar as enzimas como alvo terapêutico”, afirmou Couñago, pesquisador da Unicamp.
Disponível em: http://agencia.fapesp.br/estudo-ajuda-a-compreender-papel-de-proteinas-envolvidas-no-cancer/26920/ Acesso em: 21 abr. 2020.
Para a sonda química citada no texto realizar a função desejada, deverá, necessariamente, ligar-se a componentes proteicos denominados de
Ver questão