Questão 81409

(Unichristus - Medicina 2022)  Em um experimento controlado, um pesquisador analisou a variação da massa de folhas retiradas de três espécies de plantas, 1, 2 e 3, cada uma delas típica de um bioma brasileiro – Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia, não necessariamente nessa ordem. As folhas foram pesadas em balança de precisão ao longo de todo o experimento. O gráfico a seguir ilustra a variação da massa das folhas de cada espécie.

Disponível em: www.profes.com.br. Acesso em: 14 jul. 2021 (adaptado).

A partir da correta análise do gráfico, pode-se inferir que a espécie que corresponde às plantas da Caatinga é a 

A

2, pois manteve os estômatos abertos por mais tempo.   

B

3, pois manteve os estômatos fechados por mais tempo. 

C

1, pois apresentou menor variação da massa.  

D

 2, pois manteve os estômatos fechados por mais tempo. 

E

3, pois manteve os estômatos abertos por mais tempo. 

Gabarito:

 2, pois manteve os estômatos fechados por mais tempo. 



Resolução:



Questão 62188

Esse cartaz informa sobre uma parasitose cujo agente causador é denominado, cientificamente, de

Ver questão

Questão 62194

Uma vacina oral, barata, confere uma proteção "significativa" contra a cólera grave, segundo um teste realizado nas condições de vida comum em Bangladesh, onde a doença mata milhares de pessoas anualmente. Segundo a OMS, a cada ano, são registrados entre 3 e 5 milhões de casos de cólera, matando cerca de 120 mil pessoas em todo o mundo. A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae.

Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/v acina-oral-contra-colera-se-mostra-eficaz-diz-estu do.html..

 

Além da vacina, uma das principais medidas profiláticas que deve ser utilizada no combate a essa doença é

Ver questão

Questão 64856

(UNICHRISTUS 2015) Na ilustração a seguir, as letras A, B, C, D e E indicam a representação de estágios de sucessão ecológica.

Com relação à ilustração, é correto afirmar que

Ver questão

Questão 68131

(UNICHRISTUS 2020) Envolvidas na regulação da divisão celular, as proteínas VRK1 e VRK2 são consideradas potenciais alvos para o tratamento de alguns tipos de câncer, entre eles próstata, ovário e intestino.

No momento em que uma sonda química com as características desejadas for obtida, os pesquisadores poderão usar essa ferramenta para inibir a ação da VRK em modelos de câncer. “Desse modo, poderemos confirmar se a inibição destas proteínas irá afetar as células tumorais e, assim, validar as enzimas como alvo terapêutico”, afirmou Couñago, pesquisador da Unicamp.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br/estudo-ajuda-a-compreender-papel-de-proteinas-envolvidas-no-cancer/26920/ Acesso em: 21 abr. 2020.

Para a sonda química citada no texto realizar a função desejada, deverá, necessariamente, ligar-se a componentes proteicos denominados de

Ver questão