Questão 82016

AS TRES LEIS DA ROBOTICA

1- Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissãoo, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2 - Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3 - Um robo deve proteger sua própria existência, desde que tal protecão não entre em conflito com a Primeira e a  Segunda Leis.

(MANUAL DE ROBOTICA 56ª Edição, 2058 A.D). Isaac Asimov. Eu, Robo. 2ª Edição em português. Agosto de 1969 Tradução de Luiz Horácio da Matta.

“No contexto de defesa, em um campo de batalha, por exemplo, centenas de drones operarao integrados com robôs e máquinas terrestres sob a coordenação de uma mesma unidade de Inteligência Artificial. Sua capacidade de compreensão e reação a repentinas mudanças típicas dos conflitos sera de tal monta que tornar as capacidades cognitivas humanas obsoletas nesta esfera.”

MONITOR MERCANTIL. Revolução tecnológica militar e a inteligência artificial. 7/10/2020. Disponível em: https://monitormercantil.com.br/34a85ba7/.

https://www.tribunaribeirao.com.br/site/charge-11-de-fevereiro-de-2023/

“A Inteligência Artificial, em simbiose com os humanos, tem sido utilizada como agente de mediação de conflitos no âmbito da burocracia judiciaria. Se faz necessário destacar que a mediação e um método consensual que tem como objetivo solucionar conflitos e despertar no outro alteridade e empatia por meio da facilitação do diálogo entre os envolvidos no conflito (Inteligência Artificial e a resolução de conflitos de relação continuada. Salão do Conhecimento. UNIJUÍ. 2020. Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência brasileira. Texto modificado.  Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/18672/17406.

Inteligência artificial e robôtica estão entre os temas mais debatidos atualmente, que tem motivado uma defesa apaixonada ou prognósticos sombrios, enquanto se difunde em vários aspectos da vida social e da economia. Foi ate estabelecido um abaixo-assinado cujos signatários, dentre os quais figuram cientistas e especialistas na área, como Elon Musk, exigem que as empresas e organizações estabeleçam uma moratória de seis meses em que não se permita acesso a instrumentos mais poderosos que o ChatGPT4.

 

Tendo em vista esse cenário, utilizando os textos abordados nessa prova, redija um texto dissertativo-argumentativo, respondendo a seguinte questão: quais os possíveis desdobramentos positivos e negativos da Inteligência Artificial no futuro da humanidade? 

Em sua escrita, atente para as seguintes observações:

1. Considere a norma culta da língua portuguesa. Eventuais equívocos morfossintáticos, erros de regência, concordância, coesão e coerência, bem como desvios da grafia vigente e a não observância das regras de acentuação serão penalizados; ˜

2. O texto devera ter entre 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas escritas à tinta azul. A produçãoo de texto DEVERÁ ser realizada no CADERNO DE SOLUÇÕES;  

3. Nao copie nem faça paráfrases de nenhuma parte dos textos apresentados neste exame, seja da prova de português ou da prova de inglês.

 

Gabarito:

Resolução:



Questão 992

(IME 2007) 

O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:   

Ver questão

Questão 993

(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso  à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser: 

Ver questão

Questão 994

(IME 2007)  Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita: 

Ver questão

Questão 995

(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:

Ver questão