Na figura abaixo encontra-se ilustrada uma mistura em equilíbrio composta por BaCO3 (s), BaO(s) e CO2 (g), em sistema fechado, resultante da decomposição endotérmica do carbonato de bário.
Considere as seguintes situações, tendo por base as moléculas de CO2 (g):
i) o equilíbrio após uma adição de moléculas de CO2 (g), de forma a triplicar a quantidade desse gás; e
ii) a mistura em equilíbrio a uma temperatura mais elevada. A alternativa que melhor ilustra as situações i e ii, respectivamente, é:
Gabarito:
Ao adicionar dióxido de carbono suficiente para triplicar a concentração, ocorre o deslocamento do equilíbrio no sentido de formação dos reagentes, logo, a concentração do gás retorna à concentração inicial.
Já em uma temperatura mais elevada,o equilíbrio se desloca no sentido endotérmico, ou seja, favorece a formação dos reagentes, sendo assim,
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão