Identifique a oração ou período do texto 1 no qual predomina o valor dissertativo-argumentativo:
(A) “Farida queria conhecer mais: saber o motivo da guerra, a razao daquele desfile de infinitos lutos.” (linhas 14 e 15)
(B) “[...] tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo era para quê? Para autorizar o roubo.” (linhas 15 e 16)
(C) “ – Pode acabar no país, Kindzu. Mas para nós, dentro de nós essa guerra nunca mais vai terminar.” (linha 19)
(D) “Farida, ao menos, tinha uma ilha com um inviável farol, um barco que viria de lá onde habitam os anjonautas.” ´ (linhas 27 e 28)
(E) “Meu estado de paixão puxava um novo lustro àquela terra em ruínas.” (linhas 29 e 30)
Gabarito:
(B) “[...] tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo era para quê? Para autorizar o roubo.” (linhas 15 e 16)
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão