Questão 82110

(UNICAMP - 2024)

a) Um barco de pesca, com um peixe enorme amarrado do lado de fora, viaja com velocidade constante de módulo wB= 3,0 m/s. Um tubarão, inicialmente a uma distância d0 = 160 m em relação ao barco (e posicionado atrás dele), desloca-se - com velocidade também constante e de módulo wT = 7,0 m/s - em busca do peixe que se encontra preso ao barco, alcançando-os após um tempo ∆t (ver figura A). Qual é o valor de ∆t e quais são as distâncias percorridas pelo barco, dB , e pelo tubarão, dT , até que o tubarão alcance o barco?

 

b) A figura B representa um barco a vela viajando com velocidade constante de módulo wB= 3,0 m/s no sentido positivo do eixo x. Dentre as diferentes forças que atuam no barco, a força exercida pelo vento sobre a vela, overrightarrow{F}_{vento}, está representada na figura B e forma um ângulo 	heta =60^{circ} com a velocidade overrightarrow{w}_{b} . Ao passar pela frente e por trás da vela de área A = 7,0 m2 , o vento produz uma diferença de pressão média Delta p = p_{tras }- p_{frente }= 300  N/m^2 (ver figura C).

Pede-se: i) o módulo da força do vento, overrightarrow{F}_{vento}, sobre a vela; ii) o trabalho 	au exercido por overrightarrow{F}_{vento} num deslocamento do barco de duração ∆t = 20 s.

Gabarito:

Resolução:

a) Sabemos que a posição final do tubarão e do barco, no final são as mesmas, a inicial é que muda, podemos então igualar as equações de movimneto. Tomando como referencial o tubarão, temos que a posição inicial dele seria 0m e do barco 160m:
\S=S_0+vt\ S=0+7cdot t\ S=160+3cdot t\ 7cdot t=160+3cdot t
ightarrow 4cdot t=160
ightarrow t=40s

Essa é o tempo.

Calculando agora a distância percorrida pelo barco:

\ S_{B_f}=160+3cdot t
ightarrow d_B=S_{B_f}-S_{B_0}\ S_{B_f}=160+3cdot40=280m
ightarrow d_B=280m-160m=120m

Agora a distância percorrida pelo tubarão:

\S_{T_f}=7cdot t
ightarrow d_T=S_{T_f}-S_{T_0}\ S_{T_f}=7cdot40=280m
ightarrow d_T=280m-0=280m

b) Podemos calcular a força com base na pressão fornecida no enunciado. Sabemos que a pressão é uma força exercida sobre uma área, temos então, com base na pressão média:

P=frac{F}{A}
ightarrow 300N/m^2=frac{F}{7m^2}
ightarrow F=2100N

Essa é a força exercida pelo vento na vela. Agora vamos encontrar o trabalho exercido nesses 20s.

Temos que trabalho é:

	au =F cdot Delta Scdot cos	heta

Calculando o deslocamento nesses 20s (usando como referencial agora o barco):

Delta S=3cdot t
ightarrow 3cdot 20=60m

Temos que o ângulo é de 60°, calculando então o trabalho:

	au =2100Ncdot 60mcdot cos(60^circ)
ightarrow 2100Ncdot 60mcdot 0,5=63000 J

Enfim:

a)

 \Delta t=40s\ d_B=120m\ d_T=280m

b)

\i)vec{F_{vento}}=2100m\ ii)	au=63000J



Questão 2440

(Unicamp 2016)

Em sua versão benigna, a valorização da malandragem corresponde ao elogio da criatividade adaptativa e da predominância da especificidade das circunstâncias e das relações pessoais sobre a frieza reducionista e generalizante da lei. Em sua versão maximalista e maligna, porém, a valorização da malandragem equivale à negação dos princípios elementares de justiça, como a igualdade perante a lei, e ao descrédito das instituições democráticas.

(Adaptado de Luiz Eduardo Soares, Uma interpretação do Brasil para contextualizar a violência, em C. A. Messeder Pereira, Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 23-46.)

Considerando as posições expressas no texto em relação à valorização da malandragem, é correto afirmar que:

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Questão 2558

(UNICAMP - 2016 - 1ª fase)

É possível fazer educação de qualidade sem escola

É possível fazer educação embaixo de um pé de manga? Não só é, como já acontece em 20 cidades brasileiras e em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

Decepcionado com o processo de “ensinagem”, o antropólogo Tião Rocha pediu demissão do cargo de professor da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e criou em 1984 o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento).

Curvelo, no Sertão mineiro, foi o laboratório da “escola” que abandonou mesa, cadeira, lousa e giz, fez das ruas a sala de aula e envolveu crianças e familiares na pedagogia da roda. “A roda é um lugar da ação e da reflexão, do ouvir e do aprender com o outro. Todos são educadores, porque estão preocupados com a aprendizagem. É uma construção coletiva”, explica.

O educador diz que a roda constrói consensos. “Porque todo processo eletivo é um processo de exclusão, e tudo que exclui não é educativo. Uma escola que seleciona não educa, porque excluiu alguns. A melhor pedagogia é aquela que leva todos os meninos a aprenderem. E todos podem aprender, só que cada um no seu ritmo, não podemos uniformizar.”

Nesses 30 anos, o educador foi engrossando seu dicionário de terminologias educacionais, todas calcadas no saber popular: surgiu a pedagogia do abraço, a pedagogia do brinquedo, a pedagogia do sabão e até oficinas de cafuné. Esta última foi provocada depois que um garoto perguntou: “Tião, como faço para conquistar uma moleca?” Foi a deixa para ele colocar questões de sexualidade na roda.

Para resolver a falência da educação, Tião inventou uma UTI educacional, em que “mães cuidadoras” fazem “biscoito escrevido” e “folia do livro”  biblioteca em forma de festa) para ajudar na alfabetização. E ainda colocou em uso termos como “empodimento”, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: “Pode [fazer tal coisa], Tião?” Seguida da resposta certeira: “Pode, pode tudo”.

Aos 66 anos, Tião diz estar convicto de que a escola do futuro não existirá e que ela será substituída por espaços de aprendizagem com todas as  erramentas possíveis e necessárias para os estudantes aprenderem.

"Educação se faz com bons educadores, e o modelo escolar arcaico aprisiona e há décadas dá sinais de falência. Não precisamos de sala,  recisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os  nstrumentos possíveis que levem o menino a aprender.”

Sem pressa, seguindo a Carta da Terra e citando Ariano Suassuna para dizer que “terceira idade é para fruta: verde, madura e podre”, Tião diz se  entir “privilegiado” de viver o que já viveu e acreditar na utopia de não haver mais nenhuma criança analfabeta no Brasil. “Isso não é uma política e  governo, nem de terceiro setor, é uma questão ética”, pontua.

(Qsocial, 09/12/2014. Disponível em http://www.cpcd.org.br/portfolio/e_possivel_fazer_educacao_de_qualidade_100_escola/.)

 

A partir da identificação de várias expressões nominais ao longo do texto, é correto afirmar que:

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Questão 2559

(Unicamp 2016)

 

Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como ‘empodimento’, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: ‘Pode [fazer tal coisa], Tião?’ Seguida da resposta certeira: ‘Pode, pode tudo’”, é correto afirmar

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Questão 2560

(Unicamp 2015)

 

Dados numéricos e recursos linguísticos colaboram para a construção dos sentidos de um texto.

Leia os títulos de notícias a seguir sobre as vendas do comércio no último Dia dos Pais.

 

Venda para o Dia dos Pais cresceu 2% em relação ao ano passado.

Adaptado de O Diário Online, 15/08/2014. Disponível em http://www.odiarioonline.com.br/noticia/26953/. Acessado em 20/08/2014.

 

Só 4 em cada 10 brasileiros compraram presentes no Dia dos Pais.

Época São Paulo, 17/08/2014. Disponível em http://epoca.globo.com/regional/sp/Consumo. Acessado em 20/08/2014.

 

 

Podemos afirmar que:

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