QUESTÃO ANULADA
(EsPCEx - 2023)
A criação do Curdistão independente é uma das questões geopolíticas latentes no Oriente Médio. Os curdos que habitam a referida região formam uma população de cerca de 24 milhões de habitantes.
(Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 635-636).
Sobre a questão curda, pode-se afirmar que:
(A) O governo de Saddam Hussein, consolidado em 1979, descentralizou o poder no Iraque, favorecendo xiitas e curdos.
(B) Os curdos iraquianos conseguiram estabelecer um regime autônomo.
(C) O Irã e a Síria adotam políticas de integração social das correntes separatistas curdas.
(D) As maiores comunidades curdas habitam a Turquia, o Irã, o Iraque e a Síria, vivendo em áreas continuas, mas separadas por fronteiras políticas.
(E) Na Arábia Saudita, uma corrente radical curda almeja criar um Estado curdo unificado.
Próxima questão.
Marque a alternativa A.
Marque a alternativa A.
Marque a alternativa A.
Marque a alternativa A.
Gabarito:
Próxima questão.
QUESTÃO ANULADA
A questão acima foi anulada tendo em vista que tanto a alternativa B quanto a alternativa D estão, teoricamente, corretas. Na bibliografia onde o texto da questão foi retirada é citado que, com os conflitos iniciados na região após a invasão dos EUA no Iraque, houve uma fuga em massa de sunitas para outros países, permitindo que houvesse um controle maior da população curda na região do Norte do Iraque. No gabarito original, essa alternativa foi considerada incorreta, porém, após a entrada de um recurso, a questão foi anulada, tendo em vista que a alternativa D também está correta.
(A) Incorreta. No governo de Saddam Hussein não houve descentralização política, pelo contrário, o poder se concentrou ainda mais na figura do ditador. Além disso, tanto xiitas quanto curdos foram alvos de perseguição étnica
(B) Correta. Após os conflitos relacionados à deposição do regime de Saddam Hussein, os curdos no norte do Iraque estabeleceram um regime autonômo por um determinado período.
(C) Incorreta. O Irã não desenvolve políticas de integração social com os curdos, pelo contrário, pratica a repressão sobre essa população.
(D) Correta. A população curda busca a criação de um território independente, tendo em vista que habita uma área contínua que se situa no interior de diferentes territórios.
(E) Incorreta. A população e o Estado da Arábia Saudita são, em sua imensa maioria, sunitas-salafistas.
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"