Questão 82195

(EsPCEx - 2023)

Dois pescadores e um aprendiz estdo puxando um barco pelo ponto 0 ao longo de um canal retilíneo localizado em uma regido horizontal plana. Os dois pescadores e o aprendiz puxam o barco com forças de módulo F1, F2 e F3, respectivamente, cujos módulos e direções de F1 e Fsão indicados no desenho. Todas as forças e o canal estão no mesmo plano horizontal. A intensidade da menor força F3 que o aprendiz deve exercer sobre o barco para mantê-lo em uma direção paralela as margens é:

Dados: Considere sen 60^{circ}= cos 30^{circ} = sqrt{3}/2 e cos 60^{circ}= sen 30^{circ} = 1/2

A

10(20 sqrt{3}+8)  N

B

10(20 sqrt{3}-8)  N

C

10(20 sqrt{3}-16)  N

D

10(20 sqrt{3}+16)  N

E

5(10 sqrt{3}-16)  N

Gabarito:

10(20 sqrt{3}-16)  N



Resolução:

Temos que para que o barco se mantenha num trajeto retilíneo, a força resultante no eixo y deve ser nula. A força F3 deve atuar no barco no mesmo molde da força F2, teremos então:

F_{1_y}+F_{2_y}+F_{3_y}=0\ F_{1_y}=F_{2_y}+F_{3_y}

Ficará assim por conta dos sentidos das forças sendo exercidas.

Vamos calcular então as determinadas forças na componente y:

F_{1_y}=F_1cdot sen(	heta)\ F_{1_y}=400Ncdot sen(60^circ)\ F_{1_y}=400Ncdot frac{sqrt3}{2}
ightarrow F_{1_y}=200sqrt3 N

F_{2_y}=F_2cdot sen(	heta)\ F_{2_y}=320Ncdot sen(30^circ)\ F_{2_y}=320Ncdot frac{1}{2}
ightarrow F_{2_y}=160 N

Agora podemos achar a intensidade da força F3 no eixo y:

\F_{1_y}=F_{2_y}+F_{3_y}\ 200sqrt3 N=160N+F_{3_y}\ F_{3_y}=200sqrt3 N-160N\ F_{3_y}=10(20sqrt3-16)N

Podemos assumir que a força F3 atua somente no eixo y para baixo, sendo assim, esse será seu valor final:

F_{3}=10(20sqrt3-16)N

Letra C



Questão 1793

(Espcex (Aman) 2016)

Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:

Ver questão

Questão 1822

(EsPCEx - 2011)

Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada

Ver questão

Questão 2232

(EsPCEx - 2012) 

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

Ver questão

Questão 2252

(EsPCEx - 2013)

Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:

" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"

Ver questão