Questão 82717

Os Caminhos de Santiago de Compostela foram proclamados, em 1987, o Primeiro Itinerário Cultural pelo Conselho Europeu. O Caminho Francês é considerado o de maior tradição e história, e é o mais reconhecido internacionalmente. O traçado atual foi fixado no final do século XI, tendo como principais responsáveis Sancho III, o Maior, Sancho Ramirez de Navarra e Aragão, e Afonso VI. Os Caminhos são considerados importantes elementos que retratam a evolução arquitetônica da Europa no decorrer de vários séculos, e representa o nascimento da arte românica, com a construção posterior das catedrais góticas e de mosteiros. O Caminho de Santiago é a terceira maior rota de peregrinação cristã do mundo.

GOMES, L.; FLORÊNCIO, F. Os caminhos portugueses a Santiago de Compostela. Antropologia Portuguesa, n. 37, 2020. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/antropologiaportuguesa/article/view/7542. Acesso em: 26 nov. 2023 (adaptado).

 

O trajeto percorrido pelos peregrinos, conforme descrito, é reconhecido como um local para

A

organização de festas populares.

B

superação de hábitos tradicionais.

C

realização de práticas devocionais.

D

exposição de relíquias monárquicas.

E

sacralização de costumes cotidianos.

Gabarito:

realização de práticas devocionais.



Resolução:

A) Incorreto. O caminho de Santiago se destaca pela riqueza de vestígios materiais e imateriais acumulados ao longo dos séculos. Todavia, a peregrinação é uma prática devocional, e o percurso serve a essa prática, e não à organização de festas populares, o que seria outro tipo de manifestação cultural não relacionado ao caminho em si.

B) Incorreto. As rotas de peregrinação conservam práticas devocionais estimuladas pela Igreja católica. Essas práticas consistem em percorrer longos trajetos para chegar até a relíquias consideradas sagradas. Esse processo se refere à expiação dos pecados e à reflexão pessoal, e não à superação dessa tradição.

C) Correto. O percurso conhecido como Caminho de Santiago de Compostela, que atravessa territórios europeus, manifesta o caráter devocional das práticas religiosas de origem medieval, período em que se iniciaram as rotas de peregrinações no local.

D) Incorreto. O caminho de peregrinação de Santiago de Compostela reúne manifestações de práticas católicas. Os monumentos encontrados pelo caminho oficial de peregrinação são de caráter religioso e não associados às monarquias.

E) Incorreto. As peregrinações ocorrem com o objetivo de demonstrar a fé dos praticantes religiosos, e não para sacralizar, isto é, tornar sagrado, costumes cotidianos.