(UFPR 2012)
Em 2011 celebramos o Ano Internacional da Química. Além disso, 2011 é também o ano do centenário do recebimento do Prêmio Nobel de Química por Marie Curie, que foi a primeira cientista a receber dois Prêmios Nobel, o primeiro em 1903, em Física, devido às suas contribuições para as pesquisas em radioatividade, e o segundo em 1911, pela descoberta dos elementos rádio e polônio. O polônio não possui isótopos estáveis, todos são radioativos, dos quais apenas o 210Po ocorre naturalmente, sendo gerado por meio da série de decaimento do rádio. A seguir são ilustrados dois trechos da série de decaimento do rádio:
Com base nas informações fornecidas, considere as seguintes afirmativas:
1. A partícula α possui número de massa igual a 4.
2. Para converter 214Pb em 210Pb, conectando os dois trechos da série, basta a emissão de uma partícula α.
3. Uma amostra de 210Po será totalmente convertida em 206Pb após 276,76 dias.
4. No decaimento β- , o número de massa é conservado, pois um nêutron é convertido em um próton.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito:
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Resolução:
Analisando cada uma das afirmativas:
(1) Correta. A partícula alfa possui dois prótons e dois nêutrons, portanto tem massa igual a 4. Isso pode ser observado nos decaimentos apresentados nas equações, já que a cada decaimento alfa a massa diminui em 4 unidades.
(2) Incorreta. Ao emitir uma partícula alfa a massa diminui e quatro unidades e o número atômico diminui em duas unidades, então, o elemento quando o 214Pb emite uma partícula alfa, tem massa 210 e número atômico 80.
(3) Incorreta. O tempo de meia vida é de 138,38 dias, então 276,76 dias passaram dois tempos de meia vida.
A relação entre a massa inicial e a massa final vai ser:
Então, a massa final é 25% da massa inicial, e não ocorreu total conversão.
(4) Correta. O decaimento beta ocorre porque um nêutron do núcleo se desintegra formando um próton e um elétron. O elétron, formado dentro do núcleo, é bombardeado para fora, sendo chamado de partícula beta. Já o próton permanece dentro do núcleo, motivo pelo qual o número atômico aumenta em uma unidade.
Porém, o número de massa corresponde a soma de prótons e nêutrons, por isso não vai sofrer alteração. Afinal, um nêutron foi desintegrado - o que levaria a diminuição em uma unidade do número de massa - mas um próton foi formado também, então, no final, o número de massa não se altera.
Gabarito: letra E
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão