Questão 55124

(ENEM PPL - 2010)

Estamos em plena “Idade Mídia” desde os anos de 1990, plugados durante muitas horas semanais (jovens entre 13 e 24 anos passam 3h30 diárias na Internet, garante pesquisa Studio Ideias para o núcleo Jovem da Editora Abril), substituímos as cartas pelos e-mails, os diários intímos pelos blogs, os telegramas pelo Twitter, a enciclopédia pela Wikipédia, o álbum de fotos pelo Flickr. O YouTube é mais atraente do que a TV.

PERISSÉ, G. A escrita na Internet. Especial Sala de Aula. São Paulo, 2010 (fragmento).

No ciberespaço, os textos virtuais são produzidos combinando-se características de gêneros tradicionais. Essa combinação representa,

A

na redação do e-mail, o abandono da formalidade e do rigor gramatical.

B

no uso do Twitter, a presença da concisão, que aproxima os textos às manchetes jornalísticas.

C

na produção de um blog, a perda da privacidade, pois o blog se identifica com o diário íntimo.

D

no uso do Twitter, a falta de coerência nas mensagens ali veiculadas, provocada pela economia de palavras.

E

na produção de textos em geral, a soberania da autoria colaborativa no ciberespaço.

Gabarito:

no uso do Twitter, a presença da concisão, que aproxima os textos às manchetes jornalísticas.



Resolução:

A) INCORRETA: pois, dependendo de para quem será enviado o e-mail, ainda será necessário o rigor formal, com expressões como "Prezado", estruturas formais conhecidas e a despedida como "Atenciosamente" ou outra semelhante.

B) CORRETA: como na plataforma do twitter há um número limitado de caracteres, as pessoas que lá veiculam informações precisam que elas sejam divulgadas de forma breve e sucinta, algo que já é feito nas manchetes e subtítulos de notícias, que visam atrair o leitor.

C) INCORRETA: no blog não há a perda de privacidade, uma vez que as postagens podem ser feitas de modo anônimo, além de que o blog é personalizado de acordo com a preferência do seu autor.

D) INCORRETA: mesmo que no twitter tenha um limite máximo de caracteres, as mensagens ali veiculadas não são incoerentes, mas, muito pelo contrário, elas possuem muito sentido e se aproximam (a maioria das vezes) da realidade dos seus leitores, que as repostam.

E) INCORRETA: nem sempre a autoria é colaborativa. A maioria dos gêneros textuais virtuais mantêm a ideia básica do autor de um texto, tanto que, em aplicativos como o twitter, quando um texto é replicado da mesma forma por outra pessoa, os seguidores avisam quando isso ocorrem e apontam o plágio.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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