(ENEM PPL - 2011)
O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.
Carta na Escola. Nº 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado)
Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo
familiarizar milhões de jovens estudantes com o seu futuro profissional.
mostrar que as políticas públicas favorecem os trabalhadores da educação.
incentivar a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor.
familiarizar o leitor com as instituições que definem o ensino profissionalizante.
apresentar as novas normas que definem o estágio profissional para estudantes.
Gabarito:
apresentar as novas normas que definem o estágio profissional para estudantes.
A) INCORRETA: não se deseja familiarizar os alunos com a nova lei do estágio, mas sim apresentá-los a nova oportunidade de que eles possam trabalhar e estudar ao mesmo tempo e quais são as normas vigentes nessa relação contratual.
B) INCORRETA: ao apresentar as novidades sobre a lei de estágio, não é o objetivo desse texto favorecer os trabalhadores da educação, mas apresentar novas regras para os jovens que desejam estudar e fazer um estágio na área de estudo deles, seja eles de qual área for.
C) INCORRETA: não se deseja incentivar a obrigatoriedade da supervisão, mas ao colocar que o aluno no estágio terá supervisão do professor da instituição de ensino e de um profissional do campo de estágio o texto pretende mostrar que isso é lei e será obrigado a sua ocorrência.
D) INCORRETA: não se deseja que o aluno se familiarize com as instituições que oferecem essa modalidade de emprego, até porque não é citada nenhuma instituição no texto.
E) CORRETA: ao descrever as características do estágio profissional que são regulamentadas por lei, o texto objetiva trazer para o público em geral (seja ele os estudantes, seja as instituições de ensino, seja as instituições de trabalho) as normas que regem o contrato de estágio, levando em consideração as obrigações das instituições, tanto de ensino, quanto de trabalho.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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