Questão 31832

(Enem PPL - 2012)  Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

A pintura-mural de Picasso e a fotografia retratam os efeitos do bombardeio, ressaltando, respectivamente:

A

Crítica social – conformismo político.

B

Percepção individual – registro histórico.

C

Realismo acrítico – idealização romântica.

D

Sofrimento humano – destruição material.

E

Objetividade artística – subjetividade jornalística.

Gabarito:

Sofrimento humano – destruição material.



Resolução:

a) Crítica social – conformismo político.

Incorreto. Não se pode falar que essa fotografia representa um conformismo político. 

b) Percepção individual – registro histórico.

Incorreto. Devemos observar que a reflexão da questão pede para destacarmos o aspecto ressaltado pela pintura-mural, e que no caso não é a percepção individual do artista, já que existem outras fontes documentais que manifestam ideias similares relacionando o sofrimento humano à Guerra Civil Espanhola. A perspectiva do artista representa, portanto, um panorama geral, captado por muitos, e não uma percepção individual do artista. 

c) Realismo acrítico – idealização romântica.

Incorreto. Não se pode afirmar que a pintura-mural de Picasso era um realismo acrítico e nem que a fotografia era uma idealização romântica.

d) Sofrimento humano – destruição material.

Correta. A primeira imagem é o quadro de Picasso intitulado “Guernica”, nesta obra expoente da vanguarda cubista o artista retrata uma visão do bombardeamento da cidade espanhola que possui o mesmo nome do quadro durante a Guerra Civil; podemos observar na imagem inúmeras expressões de sofrimento, este era o principal intuito do autor. A segunda imagem também retrata Guernica, entretanto, não durante o bombardeamento como a primeira e sim depois, mostra a destruição da cidade, a destruição material.

e) Objetividade artística – subjetividade jornalística.

Incorreto. Não se pode afirmar que a fotografia é uma  subjetividade jornalística. 



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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