(ENEM-PPL)
Enchente no Rio está entre as mais fatais dos
últimos 12 meses no mundo
As enchentes no Rio de Janeiro esta semana já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Nos últimos 12 meses, a inundação no Rio foi a quinta mais fatal do mundo.
Disponível em: http://www.bbcbrasil.com. Acesso em: 16 abr. 2010.
Além do grande volume de chuva, um fator de ordem socioespacial que provoca a ocorrência de eventos como o citado no trecho da reportagem é
a coleta seletiva de resíduos urbanos.
a reconstituição de áreas de várzea degradadas.
a dragagem de rios, canais e lagoas assoreados.
a impermeabilização dos solos das grandes cidades.
o ordenamento urbano, com a construção de condomínios populares.
Gabarito:
a impermeabilização dos solos das grandes cidades.
a) Incorreta, pois, a coleta seletiva diminui a ocorrência de inundações, já que mais lixo é recolhido e não acaba chegando ao leito do rio, onde causa assoreamento e aumenta a intensidade desses fenômenos.
b) Incorreta, pois, as áreas de várzea estão, majoritariamente, ocupadas por edifícios e vias, logo, não há reconstituição dessas áreas, e caso houvesse seria de benefício para a redução dos efeitos do fenômeno em questão.
c) Incorreta, pois, tal drenagem iria diminuir a ocorrência e intensidade das inundações, já que caberia mais água nos rios, devido ao fato do assoreamento ter sido reduzido.
d) Correta, pois, a impermeabilização do solo das cidades aumenta o escoamento superficial das águas das chuvas, o que aumenta o volume de água e lixo que vai para o rio, intensificando o fenômeno em questão.
e) Incorreta, pois, a construção de tais condomínios não possui relação direta com o fenômeno, logo, não reduz nem aumenta sua intensidade.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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