(Unicentro 2011) Considerando-se as teorias sociológicas a respeito do Estado, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O Estado é a instituição que garante a coesão social, de forma que se sobrepõe às demais instituições, como a família e a escola.
( ) O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas dominantes, até então, na Europa.
( ) O que diferencia, para alguns sociólogos, o Estado das demais instituições é o fato de ele ter o direito legítimo e exclusivo do uso da força.
( ) O Estado é um fenômeno que existe em todas as comunidades e sociedades conhecidas.
( ) As diferenças entre Estado e Governo inexistem, pois todo Chefe de Estado é, consequentemente, chefe do Governo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
V V F F V
F F V V F
F V F V V
F V V F F
V F F F V
Gabarito:
F V V F F
VERDADEIRAS
II: O Estado moderno, com a configuração conhecida hoje, surgiu a partir da formação do capitalismo (a desintegração do mundo feudal deu lugar a esse sistema) e das relações políticas predominantes na Europa.
III: Se refere à interpretação weberiana sobre a formação do Estado moderno, que aponta o monopólio legítimo da força por parte dessa instituição como seu diferencial em relação à outras.
FALSAS
I: A coesão social, estado em que os indivíduos se mantêm unidos e integrados no grupo social (estado de integração coesa do grupo social), depende da motivação de cada um dos indivíduos, como aquela provocada pelas coerções sociais (de diversos tipos), pelas regras de reciprocidade, pela consciência coletiva e pela solidariedade. A coesão social existe em um grupo composto por indivíduos que compartilham objetivos, ações, ideias e crenças; esse compartilhamento possibilita a existência do grupo. O Estado não é o responsável pela coesão social nem se sobrepõe às outras instituições.
IV: O Estado como conhecemos hoje não é onipresente em todas as sociedades e comunidades do mundo. Os curdos, palestinos, tibetanos, bascos e chechenos são exemplos de povos ou nações sem Estado. Além desses, há as sociedades tribais e os grupos indígenas, que também não se organizam em Estados-nação.
V: Estado e Governo não são sinônimos. Estado é a unidade administrativa de um território (não existe Estado sem território), formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista). Governo é uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, variando de um lugar para outro.
Nem todo chefe de Estado é também chefe de Governo. No parlamentarismo, há o chefe de governo (primeiro-ministro, chanceler, etc; integrante do partido com mais votos no parlamento para governar o país) e o chefe de Estado (presidente eleito ou rei). No presidencialismo, concentra-se nas mãos do presidente da República os poderes de chefe de Estado e do governo.
(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
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(Unicentro 2010)
“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”
OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.
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(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
(UNICENTRO - 2012)
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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