Questão 69529

(UNICENTRO - 2011) Os conhecimentos sobre os interesses em jogo, que levaram à Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, permitem afirmar:
 

A

Rússia e França disputavam a posse da Áustria, resultando no atentado que matou o príncipe alemão Francisco Ferdinando.

B

Temerosos de uma guerra, pequenos países, como Suíça, Portugal e Grécia, procuravam se proteger militarmente, daí resultando a expressão “paz armada”.

C

Participaram da guerra apenas os países que tinham uma prática imperialista colonial, consolidada na África e na Ásia, e que não temiam a pressão dos não colonialistas.

D

Foi uma guerra pelo controle de mercados, áreas coloniais e rotas comerciais estratégicas, que colocaram em conflito e opuseram as nações mais industrializadas da época: Inglaterra, França e Alemanha.

E

Predominaram nesse conflito as táticas tradicionais de guerra de movimentos, guerrilhas rápidas e mortalidade restrita aos combatentes militares, sendo poupadas as populações civis.

Gabarito:

Foi uma guerra pelo controle de mercados, áreas coloniais e rotas comerciais estratégicas, que colocaram em conflito e opuseram as nações mais industrializadas da época: Inglaterra, França e Alemanha.



Resolução:

a) Rússia e França disputavam a posse da Áustria, resultando no atentado que matou o príncipe alemão Francisco Ferdinando.

Incorreto. A Rússia não disputava essa posse com a França. Era a Servia quem tinha interesse na Áustria, e o assassino de  Francisco Ferdinando era um bósnio de origem sérvia. 

b) Temerosos de uma guerra, pequenos países, como Suíça, Portugal e Grécia, procuravam se proteger militarmente, daí resultando a expressão “paz armada”.

Incorreto. A "Paz Armada" foi um período na história política da Europa, que se estende desde o fim da Guerra Franco-Prussiana até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e é caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências e a crescente tensão nas relações internacionais. Países como Suíça, Portugal e Grécia não participaram dessa ‘’paz armada’’.

c) Participaram da guerra apenas os países que tinham uma prática imperialista colonial, consolidada na África e na Ásia, e que não temiam a pressão dos não colonialistas.

Incorreto. Esse não era um pré requisito para a guerra, dessa forma, houve a participação de países não imperialistas. 

d) Foi uma guerra pelo controle de mercados, áreas coloniais e rotas comerciais estratégicas, que colocaram em conflito e opuseram as nações mais industrializadas da época: Inglaterra, França e Alemanha.

Correta. 

e) Predominaram nesse conflito as táticas tradicionais de guerra de movimentos, guerrilhas rápidas e mortalidade restrita aos combatentes militares, sendo poupadas as populações civis.

Incorreto. As populações civis foram bem afetadas nesse contexto. Ademais, ao longo da Primeira Guerra, houveram muitas inovações de tática de guerra. Nesse contexto, tanques, submarinos e gases tóxicos entraram em cena durante a Primeira Guerra Mundial.



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

Ver questão

Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Ver questão