(UNICENTRO - 2011/2)
Australia debates nuclear waste
The Stuart Highway runs through Tennant Creek in Australia’s Northern Territory
Aboriginal groups are to debate controversial plans to build Australia’s first nuclear waste dump on tribal land in the Northern Territory.
The federal government has identified a remote [5] cattle station north of Tennant Creek as a likely site.
In the next six years nuclear waste that Australia sent to Europe for reprocessing will be returned but officials in Canberra have yet to decide where to put it.
Muckaty Station, an isolated property 120 [10] kilometers from Tennant Creek in the Northern Territory, has been chosen as a possible site. Local aborigines have offered to sell the land for $11,000,000, a move that has infuriated other indigenous groups in the area, who worry about the health and environmental implications.
[15] These conflicting views are expected to collide at a public meeting that will be held in Tennant Creek, an old gold-mining town south of Darwin. Australian Greens Senator Scott Ludlam says the plan to build a radioactive waste dump in the region has become extremely divisive.
[20] Australia’s federal government said that Muckaty Station would be subject to thorough scientific and environmental assessments. Ministers have indicated that the nuclear dump won’t be built if landowners oppose it.
[25] Critics believe that recent earthquakes in that part of the Northern Territory have raised questions about the safety of the sites. The Australian Greens have said that radioactive waste should be stored at the country’s only nuclear facility on the outskirts of Sydney.
MERCER, Phil. Australia debates nuclear waste. Disponível em: <www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/language/wordsinthenews/2010/03/100303_witn_aborigine.shtml>. Acesso em: 30 set. 2010.
*os números entre colchetes correspondem aos números das linhas do texto original.
“the nuclear dump won’t be built if landowners oppose it.” (l. 23-24)
This sentence expresses
doubt.
improbability.
real possibility in the future.
unreal possibility in the past.
unreal possibility in the present.
Gabarito:
real possibility in the future.
(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
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(Unicentro 2010)
“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”
OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.
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(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
(UNICENTRO - 2012)
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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