(ENEM PPL - 2012)
Disponível em: www.humortadela.com.br. Acesso em: 20 set. 2011.
Conflitos de interação ajudam a promover o efeito de humor. No cartum, o recurso empregado para promover esse efeito é a
intertextualidade, sugerida pelos traços identificadores do homem urbano e do homem rural.
ambiguidade, produzida pela interpretação da fala do locutor a partir da variedade do interlocutor.
conotação, atribuidora de sentidos figurados a palavras relativas às ações e aos seres.
negação enfática, elaborada para reforçar o lamento do interlocutor pela perda da estrada.
pergunta retórica, usada pelo motorista para estabelecer interação com o homem do campo.
Gabarito:
ambiguidade, produzida pela interpretação da fala do locutor a partir da variedade do interlocutor.
A) INCORRETA: pois a intertextualidade deve fazer referência necessariamente a outro texto, algo que não ocorre no cartum.
B) CORRETA: O diálogo que se estabelece entre os dois personagens do cartum, assim, como os acessórios que os acompanham, permitem deduzir que pertencem a meios diferentes: o primeiro à esquerda, da cidade, o segundo, do meio rural. Assim esta é a correta, pois a pergunta do condutor produz ambiguidade ao ser entendida de forma diferente pelo camponês, promovendo o efeito de humor.
C) INCORRETA: pois tanto o motorista quanto o homem em cima da pedra produzem suas falas com um significado objetivo e não subjetivo.
D) INCORRETA: não há uma lamentação enfática pelo cidadão em cima da pedra, mas há apenas uma constatação de que o interlocutor demonstra se a estrada for até São Paulo.
E) INCORRETA: a pergunta não é retórica, mas ela é não retórica. Sabemos disso porque o motorista pergunta justamente para obter uma informação de como chegar ao seu destino.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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