(ENEM PPL - 2014)
Na tirinha, o autor utiliza estratégias para atingir sua finalidade comunicativa. Considerando os elementos verbais e não verbais que constituem o texto, seu objetivo é
incentivar o uso da tecnologia na comunicação contemporânea.
mostrar o empenho do homem na resolução de problemas sociais.
atrair a atenção do leitor para a generosidade das pessoas.
chamar a atenção para o constante abandono de animais.
fazer uma crítica à situação social contemporânea.
Gabarito:
fazer uma crítica à situação social contemporânea.
A) INCORRETA: pois o foco não está em incentivar o uso da tecnologia na contemporaneidade, mas para criticar a valorização da ajuda a animais e desvalorização de ajuda aos seres humanos em condições de abandono.
B) INCORRETA: pois não se tem como foco mostrar o empenho do homem na resolução de problemas sociais, mas sim se objetiva criticar a valorização da ajuda a animais e desvalorização de ajuda aos seres humanos em condições de abandono.
C) INCORRETA: não se deseja atrair a atenção para a generosidade do ser humano, mas sim criticar a valorização da ajuda a animais e desvalorização de ajuda aos seres humanos em condições de abandono.
D) INCORRETA: não se chama a atenção para o abandono dos animais, mas sim a desvalorização de ajuda aos seres humanos em condições de abandono.
E) CORRETA: pois o texto mostra questões contemporâneas (abandono e divulgação desse abandono nas redes), mas faz uma crítica da valorização da ajuda a animais e desvalorização de ajuda aos seres humanos em condições de abandono.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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