Questão 78198

(ENEM PPL - 2014)

 

Mãos dadas

  Não serei o poeta de um mundo caduco.
  Também não cantarei o mundo futuro.
  Estou preso à vida e olho meus companheiros.
  Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
  Entre eles, considero a enorme realidade.
  O presente é tão grande, não nos afastemos.
  Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
   
  Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
  Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
  Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
  Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
   
  O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os
  homens presentes,
  a vida presente.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

 

Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico

A

considera que em sua época o mais importante é a independência dos indivíduos.

B

desvaloriza a importância dos planos pessoais na vida em sociedade.

C

reconhece a tendência à autodestruição em uma sociedade oprimida.

D

escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética.

E

critica o individualismo comum aos românticos e aos excêntricos.

Gabarito:

escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética.



Resolução:

A) INCORRETA: não há nada no poema que se refere à independência dos indivíduos, mas sim sobre a escrita do eu lírico.

B) INCORRETA: pois não há nada que se fale dos planos pessoais da vida em sociedade, mas somente sobre a escrita do eu lírico.

C) INCORRETA: o poema não aborda a questão da autodestruição, mas o eu lírico reflete sobre a sua escrita.

D) CORRETA: o eu lírico apresenta a realidade social na qual os poetas escrevem sobre as mais diversas coisas. No entanto, ele possui um foco muito mais no teor da sua escrita pessoal (do tema) do que na escrita dos outros.

E) INCORRETA: não há uma crítica ao individualismo, até porque a fala do eu lírico no poema é muito individualista.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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