(ENEM PPL - 2014)
Uma cidade que reduz emissões, eletrifica com energia solar seus estádios, mas deixa bairros sem saneamento básico, sem assistência médica e sem escola de qualidade nunca será sustentável. A mudança do regime de chuvas, que já ocorre por causa da mudança climática, faz com que inundações em áreas com esgoto e lixões a céu aberto propaguem doenças das quais o sistema de saúde não cuidará apropriadamente.
ABRANCHES, S. A sustentabilidade é humana e ecológica. Disponível em: www.ecopolitica. com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
Problematizando a noção de sustentabilidade, o argumento apresentado no texto sugere que o(a)
tecnologia verde é necessária ao planejamento urbano.
mudança climática é provocada pelo crescimento das cidades.
consumo consciente é característico de cidades sustentáveis.
desenvolvimento urbano é incompatível com a preservação ambiental.
desenvolvimento social é condição para o desenvolvimento sustentável.
Gabarito:
desenvolvimento social é condição para o desenvolvimento sustentável.
(A) Incorreta. O argumento do texto é que somente tecnologia verde não é suficiente para atender a ideia de sustentabilidade, sendo assim, o planejamento urbano deve se preocupar com questões além das tecnologias.
(B) Incorreta. O texto não afirma que o aumento das cidades implica nas mudanças climáticas.
(C) Incorreta. Apesar dessa afirmação ser verdadeira, ela não se refere ao argumento utilizado no texto para defender a sustentabilidade.
(D) Incorreta. O texto afirma que o desenvolvimento urbano deve se preocupar com as questões ambientais e socias na mesma medida.
(E) Correta. O texto relaciona o conceito de sustentabilidade com a ideia de que, mais do que mudar a origem dos recursos que utilizamos na cidade, é necessário garantir que todos tenham condições sociais de acessá-los, tendo em vista que a existe uma ligação direta entre a pobreza e os efeitos da poluição. Sendo assim, se preocupar com o desenvolvimento social é, também, se preocupar com o desenvolvimento sustentável.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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