Questão 77986

(ENEM PPL - 2014)

TEXTO I

 

TEXTO II

Só Deus pode me julgar

  Soldado da guerra a favor da justiça
  Igualdade por aqui é coisa fictícia
  Você ri da minha roupa, ri do meu cabelo
  Mas tenta me imitar se olhando no espelho
  Preconceito sem conceito que apodrece a nação
  Filhos do descaso mesmo pós-abolição

MV BILL. Declaração de guerra. Manaus:BMG, 2002 (fragmento).

 

O trecho do rap e o grafite evidenciam o papel social das manifestações artísticas e provocam a

A

consciência do público sobre as razões da desigualdade social.

B

rejeição do público-alvo à situação representada nas obras.

C

reflexão contra a indiferença nas relações sociais de forma contundente.

D

ideia de que a igualdade é atingida por meio da violência.

E

mobilização do público contra o preconceito racial em contextos diferentes.

Gabarito:

reflexão contra a indiferença nas relações sociais de forma contundente.



Resolução:

A) INCORRETA: pois não é falado no rap as razões pelas quais há a desigualdade social, mas sim que as pessoas têm uma indiferença ao se relacionarem com outras de classes sociais distintas.

B) INCORRETA: não se mostra que há uma rejeição dos leitores/receptores ao que foi falado/mostrado, mas sim apenas um movimento de se pensar criticamente sobre isso.

C) CORRETA: o autor do rap traz alguns exemplos de pessoas que reproduzem atitudes preconceituosas (rir da roupa, do cabelo, outras formas de preconceito), mas que, ao mesmo tempo, tenta reproduzir a imagem do outro em si. Logo, há essa crítica à indiferença hipócrita das pessoas diante da verdadeira atitude que elas tomam.

D) INCORRETA: pois o rap é totalmente contrário a isso, mas sim ele promove uma reflexão crítica sobre essa constância da violência e da indiferença.

E) INCORRETA: pois a mobilização do público para se pensar o preconceito racial não se dá em contextos diferentes, mas sim criticar esse preconceito no tocante à relação de pessoas de classes e origens diferentes.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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